Jornada do Atleta: professores e alunos de Educação Física da UFJF-GV promovem festival de atletismo com crianças e adolescentes

Na manhã de sábado (6), professores e alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) se reuniram na Estação Olímpica de Valadares para uma manhã de muito atletismo e animação. Trata-se do Festival de Atletismo Jornada do Atleta, uma iniciativa do Centro de Iniciação, Formação e Rendimento no Atletismo da universidade.

Desse modo, o projeto tem por objetivo inserir crianças com idade entre 8 e 17 anos no esporte. De acordo com o professor de Educação Física da UFJF Marcos Vinícius da Silva, atualmente, o projeto trabalha com cerca de 80 jovens atletas, sendo a maioria deles, alunos da Escola Municipal Otávio Soares, localizada no bairro Kennedy. Mas ele afirma que a intenção é propagar ainda mais o amor pelo esporte entre esse público.

“Esse projeto acontece desde 2015 e ficou um tempo parado por conta da pandemia. Agora a gente retomou e um dos eventos desse projeto de atletismo está sendo, hoje (6), esse festival de provas combinadas, que tem o nome Jornada do Atleta. No momento, o [foco] principal é massificar a prática de esporte, o atletismo em específico, e fazer as crianças se movimentarem. A gente já tem crianças e adolescentes que querem participar do projeto, só que o entrave ainda é o transporte. A próxima meta do projeto é conseguir ter esse suporte estrutural e financeiro para fazer o translado dessas crianças para a Estação Olímpica. A ideia é ampliar para toda a cidade”, disse o professor.

Marcos Vinícius da Silva (Professor de Educação Física da UFJF) | DRD/TV Leste

Oportunidades

Uma outra atribuição do projeto, segundo Marcos Vinícius, é desenvolver novos talentos para o esporte: “O talento é fruto de um trabalho de oportunização. Então qual é o objetivo do projeto? Oportunizar, com a máxima qualidade possível, a prática dessa modalidade. O talento vai ser fruto e isso é muito natural”.

Na arquibancada da Estação Olímpica estava o tio de uma das crianças corredoras. Luciano José fez questão não só de acompanhar o sobrinho Miguel, mas também de enaltecer a importância do espaço onde são realizadas as atividades: “É de grande importância para as crianças e de suma importância para Governador Valadares também, essa vila olímpica. A gente espera do Poder Público um maior investimento nisso aqui, porque estamos no envolto de muitos bairros. E poderia inserir mais a população aqui dentro. Essa parceria com a faculdade é muito importante. Todas as faculdades deveriam fazer essa parceria, que é de suma importância para as crianças do bairro”, declarou.

Luciano José (tio de uma das crianças participantes) | DRD/TV Leste

Provas

A disputa aconteceu em formato de provas combinadas – comum dentro do atletismo – e os corredores representavam times, denominados por cores. A cada bateria, ao ouvir o comando: “Às suas marcas!”, um representante de cada time se colocava em posição de largada. E os participantes até se divertem durante os preparos, mas na hora da competição a seriedade toma conta do ambiente. Muita concentração, orientações dos professores e, claro, vontade de vencer. Confira:

VÍDEO: DRD/ TV Leste

Wadson Kalebe, de 11 anos, sonha em ser jogador de futebol, mas viu no atletismo uma boa chance de iniciar seu contato com o esporte. Ele conta que já foi vitorioso na prova de arremesso e no salto a distância, e estava otimista enquanto aguardava a sua vez de correr. “Está bem complicado. Vou ver se na minha vez eu consigo ganhar”, disse.

Wadson Kalebe sonha em ser jogador de futebol e, enquanto isso, se dedica ao atletismo. | DRD/TV Leste

As crianças ou adolescentes, entre 8 e 17 anos, que tiverem interesse em participar do projeto, podem se inscrever. Para isso, basta ir até a Estação Olímpica (rua Q, nº 1.261 – Park da Fraternidade), acompanhada dos pais ou responsáveis legais, de terça a sexta-feira, no horário de 16h às 17h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM