[the_ad id="288653"]

Irmãos valadarenses ganham o apelido de Vovôs do Rock

Lúcio Ribeiro e Tião Marcos ficaram conhecidos em um vídeo de homenagem a um amigo, mas a música já faz parte da vida deles desde a juventude

Após o sucesso de um vídeo que foi viralizado com a execução da música Califórnia Dreamin’, do grupo The Mamas and the Papas, Lúcio Ribeiro, 72 anos, e Tião Marcos, 68 anos, ficaram conhecidos como os Vovôs do Rock. O vídeo que foi gravado no mês de fevereiro, só veio à tona em agosto. Depois disso, os dois fizeram até uma live no dia 29 de agosto que foi transmitida pelo facebook do Rock Eterno Oficial, página que tem mais de um milhão de seguidores.

Lúcio Ribeiro conta que o vídeo foi uma homenagem ao amigo Silvio Vicente que faleceu. “Em fevereiro, meu irmão Tião Marcos me chamou para fazer uma visita ao nosso amigo Sílvio que estava acamado. Tocamos mais de dez músicas para ele. Até tínhamos combinado de fazer uma nova apresentação, mas infelizmente não aconteceu porque o Silvio veio a falecer. Creio que foi por isso que o vídeo viralizou”, disse.

O vídeo da homenagem que viralizou nas redes sociais também foi apresentado no canal do guitarrista Maurício Alabama no youtube. O artista fez um react da apresentação dos Vovôs do Rock e, até o momento, o vídeo tem mais de 71 mil curtidas. Após o estouro nas redes sociais, os Vovôs do Rock ganharam muita projeção e chegaram a fazer uma live transmitida pela página Rock Eterno Oficial, no facebook. Com o sucesso, foram criados um perfil no instagram e um canal do youtube para os Vovôs do Rock, com a ajuda da jornalista Amanda Ribeiro, filha de Lúcio Ribeiro.

Experiência no meio musical

Para quem acha que a carreira musical de Lúcio Ribeiro e Tião Marcos se resume ao vídeo viralizado, está enganado. Os irmãos fizeram parte do cenário musical valadarense por muitos anos. Lúcio Ribeiro começou primeiro em meados de 1965 na banda de música instrumental The Normans, que tinha ainda na formação Eduardo Cabral e mais dois amigos chamados Zé Maria.

De acordo com Lúcio Ribeiro, anos depois, junto com seu irmão Tião Marcos e alguns amigos, formaram a banda The Clevers Boys que tocou por muitos anos em bailes e festas de Governador Valadares e também em outras cidades.

Em Governador Valadares, a comemoração do tricampeonato mundial da seleção brasileira teve show do The Clevers Boys – FOTO: Arquivo Pessoal Tião Marcos

O sucesso com a banda The Clever Boys proporcionou Lúcio Ribeiro e Tião Marcos participarem de uma turnê com o cantor Eduardo Araújo, junto com outros músicos valadarenses, em 1972. “Eduardo Araújo nos convidou para fazer uma turnê. Fomos para uma fazenda da mãe dele em Joaíma para ensaiar e de lá partimos parta a estrada. Fizemos vários shows na Bahia e até chegamos nos apresentar na extinta TV Tupi. A banda era formada por músicos valadarenses. Meu irmão Tião Marcos era o guitarrista solo, eu ficava na guitarra base, Juninho Hastenreiter era o baterista, enquanto o Willis tocava teclado. Claro que o Eduardo também participava junto com sua esposa Silvinha nos vocais”.

Após a turnê pelo Nordeste, Eduardo Araújo e a banda composta por músicos valadarenses se apresentaram em um evento no Parque São Jorge. Lúcio Ribeiro explica como foi a experiência. “Fizemos uma apresentação no aniversário Barros de Alencar, um famoso DJ da época que divulgava vários artistas. Na festa teve apresentação de artistas de várias vertentes como Valdick Soriano, Dom e Ravel e até o Roberto Carlos”.

Outra experiência interessante de Lúcio Ribeiro e Tião Marcos foi a participação no Buzina do Chacrinha. Dessa vez os irmãos foram acompanhados de Adão Ohara e se apresentaram como um trio no show de calouros.

Sequência com a banda The Clevers Boys

Após a participação com Eduardo Araújo, os músicos valadarenses continuaram na música com a banda The Clevers Boys, que tinha um repertório de música internacional. Lúcio Ribeiro destaca o papel importante de Adão Ohara. “Ele nos ajudou na língua inglesa já que o nosso repertório era de música internacional. O Adão nos auxiliou passando noções da língua inglesa nos ajudando na questão da fonética e os sons das palavras, além de nos acompanhar também como banda. Outra situação importante que devo destacar era a parte de tirar as músicas de ouvido. Tínhamos que escutar repetidamente até conseguir tirar tudo, letra e música. Não era igual hoje que tem vídeos que auxiliam como tocar, além das cifras que são disponibilizadas”.

O trabalho com a banda The Clevers Boys seguiu com participações em vários eventos na ainda na década de 1970. “Nos apresentávamos muito nas famosas domingueiras que eram realizadas em alguns clubes da cidade junto com outras bandas, como a Fire Boys e os Escorpiões. Tocávamos no Métropole, Minas Clube e Ilusão, além de viajar bastante para cidades próximas. Vivemos uma época áurea da música”, conta Lúcio Ribeiro.

Da esquerda para direita: Berica, Otacílio, Tonziro, Lúcio e Adão Ohara. Uma das formações do The Clever Boys FOTO: Arquivo Pessoal Lúcio Ribeiro

Após alguns anos, Lúcio Ribeiro teve que focar no trabalho e família, mas chegou a compor uma banda chamada Brazilian Energy, que se apresentava normalmente em encontros de motociclistas. Já o seu irmão Tião Marcos seguiu vivendo de música.

Em dezembro de 2019, os irmãos Lúcio Ribeiro e Tião Marcos, que venceu um período de depressão, se apresentaram em um baile da Aposvale através de um convite de um amigo. Após o sucesso no evento, participaram de dois eventos no Aeté Clube, um ainda no fim de dezembro de 2019 e outro em janeiro de 2020.

Com a pandemia, os irmãos tiveram que cancelar uma nova apresentação que estava marcada para o mês de março. Lúcio Ribeiro, que inclusive venceu o Covid-19, torce para a pandemia acabar. “A expectativa é que quando acabar essa pandemia os convites para apresentações apareçam e possamos retomar essa caminhada. Se Deus permitir queremos ter muita história para contar”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM