Ipatinga inicia nova ação de recolhimento de veículos abandonados

Muito além de um desserviço à aparência da cidade, os veículos abandonados também podem se tornar potenciais criadouros de insetos e animais peçonhentos, ou até mesmo acabar servindo de “esconderijo” em situações suspeitas.

Considerando todos os pontos negativos, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) da Prefeitura de Ipatinga, em convênio com o Departamento de Trânsito (Detran) da Polícia Civil de Minas Gerais, iniciou uma nova ação, que consiste na retirada de diversos veículos abandonados de áreas públicas da cidade.

Os trabalhos contam com a participação de servidores da secretaria, acompanhados por agentes da Polícia Civil, que coordenam o serviço de guinchamento. As primeiras ações constataram um total de 12 veículos e carcaças abandonados em locais impróprios. Aqueles cujos proprietários não atendem ao chamado para a tomada das devidas providências são recolhidos do local.

De acordo com Weverson Pereira Silva, gerente da Seção de Fiscalização de Serviços Urbanos (Sefsur), até o momento, as verificações foram feitas nos bairros Veneza, Bom Retiro, Ideal, Bom Jardim e Caravelas, em atendimento a solicitações da população. “A notificação é acompanhada de autuação, seguindo-se, em último caso, da retirada dos veículos por um guincho.

A administração municipal destaca que, inicialmente, é concedido um prazo de até cinco dias para que os responsáveis promovam a retirada dos carros e carcaças abandonados. Caso os problemas não sejam solucionados em tempo hábil, a providência a seguir é o encaminhamento ao pátio credenciado da Polícia Civil.

É importante lembrar que, após a apreensão, para conseguir retirar os veículos levados ao pátio, o proprietário deve realizar o pagamento dos débitos. Caso isso não ocorra em 30 dias, o veículo é destinado a leilão.

A Prefeitura observa que essa ação contribui para a elevação do nível da limpeza pública na cidade, melhorando também a estética urbana. 

“Podemos considerar que essa é mais uma etapa de um amplo trabalho de limpeza pública do atual governo, que envolve a remoção de grandes volumes de lixo e entulho acumulados em diversas regiões da cidade”, disse o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente da Prefeitura, Valter Reis.

A população pode ajudar denunciando os infratores por meio dos telefones 156 e 3829-8000. Não há necessidade de se identificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM