Inmetro anuncia projeto para descarbonização do transporte rodoviário

FOTO: Freepik

BRASÍLIA – O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciou um novo projeto que visa a redução das emissões de carbono do transporte rodoviário. A iniciativa visa auxiliar o desenvolvimento de tecnologias de descarbonização para o setor.

O programa vai aplicar R$ 18 milhões em projetos colaborativos entre instituições de ciência e tecnologia com empresas da cadeia automotiva. Dessa forma, serão geradas soluções de impacto e abrangências. O “Descarbonize aí” tem parceria com as universidades federais do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Também fazem parte as empresas Embeddo Computação Aplicada, Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWTB), Peugeot Citroen do Brasil e FCA Fiat Chrysler.

De acordo com o Inmetro, a solução utiliza tecnologias disruptivas, como a inteligência artificial, para viabilizar a geração de um ambiente sustentável. Assim, será possível uma transição para uma frota veicular com maior eficiência energética e menor emissão de gases. Motoristas, gestores de frota, montadoras e corporações em geral receberão incentivos para adotar iniciativas ecologicamente responsáveis.

Os recursos para o projeto fazem parte do programa Rota 2030, uma iniciativa de 2018 do governo federal. O Rota 2030 define normas para a fabricação e a comercialização de veículos nacionais para os próximos 15 anos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM