Indonésia pede que população evite costa por onde passou tsunami

Autoridades da Indonésia pediram à população e aos turistas que evitem a costa por ondepassou o tsunami, que matou ao menos 430 pessoas no fim de semana. As ondasgigantes que se seguiram após a erupção do vulcão Anak Krakatoa (“Filho deKrakatoa”) devastaram as comunidades do Estreito de Sunda na noite desábado, 22.A erupção é considerada a causa de deslizamentosde terra no vulcão, aparentemente em sua encosta e debaixo d’água, deslocandoas massas de água que invadiram as ilhas de Java e Sumatra.

A Agência de Meteorologia Geofísica e Climatologia da Indonésia pediu às pessoas que fiquem ao menos 500 metros dacosta ao longo do Estreito, que está localizado entre as duas ilhas.O órgão monitora as erupções do Anak Krakatoa,enquanto as tempestades continuam a prejudicar a região, informou a líder da agência, Dwikorita Karnawati. “Todas essas condições têm potencial paracausar deslizamentos de terra nas montanhas, e tememos que isso possadesencadear um tsunami”, explicou ela em uma entrevista coletiva.Dwikorita pediu que as comunidades permanecem em alerta e não entrem em pânico.

Mau tempo

Equipes de resgate do país enfrentaram chuvasintensas nesta quarta, 26, para chegar a áreas remotas do litoral oeste de Javaem meio a um alerta de “condições climáticas extremas”. Temporaisassolaram vilarejos de pescadores ao longo da costa, cobrindo estradas de lamae atrasando comboios que levam máquinas pesadas e ajuda a áreas isoladas.Nuvens de cinzas emanam do vizinho AnakKrakatoa, quase obscurecendo a ilha vulcânica. A agência de meteorologia disseque o clima ruim pode fragilizar a cratera do vulcão.De acordo com o balanço mais recente, há 430mortos e ao menos 159 pessoas estão desaparecidas. Quase 1,5 mil ficaramferidas e mais de 21 mil foram levadas para terrenos mais elevados. Um estadode emergência vigorará até o dia 4 de janeiro. (Com agências)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM