Hospital Unimed Valadares realiza treinamento sobre Implante Percutâneo da Válvula Aórtica

Na quarta-feira (3) o Hospital Unimed Governador Valadares realizou o evento “Implante Percutâneo da Válvula Aórtica – TAVI”, com a presença de médicos hemodinamicistas, cirurgiões cardíacos e representantes da indústria médica.

O encontro foi ministrado pelo especialista de produtos da Edwards Lifesciences, Denis dos Santos, e equipe. O momento denominado “Experts Around The Table – Edwards Lifesciences Sapien 3 TAVI”, teve o objetivo de divulgar o tratamento da Estenose Aórtica Transcateter.

As atividades englobaram as vantagens da prótese TAVI e a simulação de procedimentos. Os médicos passaram por uma capacitação teórica e prática virtual, com diversos casos clínicos e exemplos de complicações de pacientes com indicação para a realização do método.

O setor de Hemodinâmica foi o responsável pela realização. Denis dos Santos ficou satisfeito com a participação da equipe médica. “O treinamento foi efetivo. Foram muitas dúvidas esclarecidas e sessão com simulador do implante TAVI”, disse.

O Hospital Unimed é o único da região que realizou procedimentos de TAVI, com três processos. O cirurgião cardíaco Dr. Márcio Bevilaqua falou dos benefícios ao participar do treinamento. “Foi importante para o conhecimento de novas tecnologias minimamente invasivas para melhorar o atendimento da nossa população”.

Segundo o cooperado cardiologista, coordenador da Hemodinâmica, Dr. Márcio Avelar, ter acesso a novas experiências é fundamental para aperfeiçoar a equipe. “O treinamento com o simulador é importante para o aperfeiçoamento da técnica, sendo possível a simulação de várias situações e complicações possíveis. Por ser a TAVI uma terapêutica nova, é imprescindível o treinamento e a troca de conhecimento entre a equipe”, justificou.

O hemodinamicista/cardiologista cooperado Dr. Waisman Toledo falou do progresso que a TAVI fornece: “O avanço contínuo da medicina nos proporciona melhora progressiva no tratamento de várias patologias. A TAVI é o presente e futuro do tratamento das doenças valvares”.

O coordenador da UTI do Hospital Unimed, cooperado clínica médica Dr. Eduardo Carvalhido, também esteve presente na capacitação.

Estenose aórtica

Estenose aórtica (EA) é uma patologia onde há dificuldade de abertura da válvula aórtica. Essa válvula é importante para o funcionamento do coração, pois permite o fluxo do ventrículo esquerdo para o corpo, evitando que haja o refluxo de sangue.

Há uma década, a única forma de tratar a EA era por cirurgia aberta, de grande porte, para realizar a troca da válvula. No TAVI, o implante é realizado via catéter, introduzido geralmente pelos vasos femorais, na região da virilha. A válvula é levada ao coração, e lá se expande, adquirindo formato adequado.

O procedimento, menos invasivo, tem menores taxas de complicações e requer menor tempo de internação. Possibilita recuperação mais rápida dos pacientes, proporcionando tratar pacientes idosos, que apresentam comorbidades, que antes eram contraindicados na cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM