[the_ad id="288653"]

Hospital Bom Samaritano realiza simulação de evacuação emergencial

FOTO: Divulgação/HBS

GOVERNADOR VALADARES – As ocorrências de incêndios estruturais em ambientes hospitalares são mais frequentes que imaginamos. De acordo com levantamentos do Instituto Sprinkler Brasil (ISB), em 2023 foram registrados 2.215 incêndios em edificações no país, dos quais 4,7% ocorreram em hospitais, onde há diferentes riscos químicos, físicos e elétricos.

Para garantir atitude e ações corretas em situações como essas a Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), mantenedora do Hospital Bom Samaritano (HBS), realizou em parceria com o Corpo de Bombeiros, uma simulação de evacuação emergencial, como avaliação da atuação dos colaboradores brigadistas em possíveis situações como incêndio. O simulado contou com a participação de aproximadamente 30 dos 171 brigadistas que o hospital tem, atuando nos primeiros socorros, evacuação e combate a incêndio. “O simulado é um diferencial do Hospital Bom Samaritano. Nele podemos ver como os nossos brigadistas reagiriam a possíveis catástrofes, incêndios, até mesmo como atuariam frente a fatos que precisem de primeiros socorros”, afirma Wanessa Viana, coordenadora do Serviço Especializado em Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT).

A simulação, que ocorreu no estoque da Farmácia Central, começou com o aparelho do ar-condicionado pegando fogo. No estoque, havia a presença de três colaboradores, que foram definidos como vítimas, dentre elas, uma considerada grave, com perda de consciência. O simulado contou com fumaça, correria e maquiagem das vítimas para dar mais veracidade. Na sequência, os colaboradores da equipe de brigadistas, divididos entre primeiros socorros, evacuação e combate ao incêndio, seguiram para finalizar a simulação. “Como responsável do SESMT é um sentimento muito gratificante de ver o engajamento dos colaboradores, de ver como eles vestem a camisa da instituição, como eles participam e dão a vida no simulado”, comenta Viana.

FOTO: Divulgação/HBS

Este simulado é obrigatório de acordo com a Instrução Técnica Nº 12 (IT-12) do Corpo de Bombeiros, e vem sendo colocada em prática com êxito no Hospital Bom Samaritano, com o objetivo de deixar a equipe preparada para as diversas emergências. Esse foi o terceiro simulado realizado no Hospital Bom Samaritano este ano, com a terceira turma de brigadistas. “O Corpo de Bombeiros, além de fazer essa instrução, também participa do simulado. É justamente nessa situação que nós verificamos, já que se trata de algo próximo da realidade, como é que a equipe de brigadistas está e se eles realmente aprenderam”, explica o 2º Tenente Ailton Alves da Silva do Corpo de Bombeiros.

O Hospital Bom Samaritano considerou o simulado um sucesso e garante que durante a realização da simulação, que ocorreu de forma organizada, o fluxo de atendimentos não foi atrapalhado e que todos os acompanhantes e pacientes foram comunicados com antecedência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM