ITANHOMI – A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), a operação Obses nos municípios de Itanhomi e Capitão Andrade, no Vale do Rio Doce. A ação teve como foco o combate ao tráfico de drogas e aos homicídios na região, resultando na prisão em flagrante de um homem de 29 anos pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), as equipes da PCMG cumpriram oito mandados de busca e apreensão. Durante a ação, foram apreendidos uma pistola calibre 380, munições de calibre 38 e 9mm, uma faca, balanças de precisão, celulares, porções de maconha e cocaína, além de dezenas de pinos plásticos utilizados na comercialização de entorpecentes.
As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça de Itanhomi, com base em representações feitas pela Polícia Civil a partir de investigações conduzidas pelas delegacias de Itanhomi e Governador Valadares. Segundo a PCMG, os trabalhos investigativos continuam para identificar possíveis conexões do suspeito com outras práticas criminosas na região.
O nome da operação, Obses, vem do latim e significa “reféns”, uma alusão direta ao impacto que o narcotráfico causa sobre comunidades que acabam se tornando reféns da criminalidade e da violência.