Guanhães registra dois casos da variante B.1.621

Dois casos da variante B.1.621, do novo coronavírus, foram confirmados na cidade de Guanhães. Segundo a Prefeitura, as amostras foram coletadas por teste RT-PCR entre os dias 13 e 26 de julho.

A secretária municipal de Saúde de Guanhães informou que os dois pacientes procuraram o Centro de Atendimento COVID-19, no mês de julho, com quadros respiratórios leves. De acordo com a SMS, os pacientes, que não tiveram a idade divulgada, não precisaram de hospitalização e cumpriram o isolamento social.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a variante B.1.621 está na “lista de alerta” e carece de mais estudos a respeito dos riscos oferecidos à saúde. Por isso, não recebeu nenhuma nomeação do alfabeto grego.A cepa é caracterizada pela presença das mutações R346K, E484K, N501Y, D614G e P681H. Quatro dessas alterações genéticas (E484K, N501Y, D614G e P681H) já foram encontradas em outras variantes mais preocupantes, como a Alfa, a Beta, a Gama e a Delta.

Tal cepa foi detectada pela primeira vez na Colômbia, em janeiro deste ano, e está presente em 19 países do continente Europeu e das Américas. Segundo o Ministério da Saúde, a variante B.1.621 foi encontrada no Brasil, pela primeira vez, em junho de 2021.

A secretária de Saúde de Guanhães orienta a população a manter o uso de máscaras e o distanciamento social, bem como a higienização das mãos, para diminuir a transmissão do vírus. A vacinação completa – 1º e 2º dose – continua fundamental para diminuir o risco de morte pela doença.

O caso foi noticiado pela TV Leste, afiliada de Record. Assista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM