Férias escolares: o que fazer com a criançada nas férias?

FOTO:Divulgação

As sonhadas férias escolares chegaram, e é hora de a criançada se divertir. Mas nem sempre o período é uma alegria total, principalmente para os pais que têm que se desdobrar para trabalhar e cuidar dos pequenos. Os que têm condição pagam uma babá, ou até mesmo uma colônia de férias. Uma realidade para poucos. Os demais têm mesmo que contar com a ajuda de parentes, amigos e, às vezes, até levar as crianças para o trabalho, já que as férias são dos pequenos, e não dos pais. Em Valadares, as escolas estaduais entraram em recesso na sexta-feira, 12, e retornam no dia 29 de julho. Já as escolas municipais e as creches param as atividades na sexta-feira, 19, e retornam no dia 5 de agosto.

Karina Figueiredo, mãe de Rodrigo Augusto Figueiredo, de 4 anos, conta que esse período de férias é bem corrido para ela e o marido. “Com a chegada das férias, tudo fica mais difícil, porque trabalhamos o dia todo e acaba que temos que pagar uma babá, e à noite levamos ele para escolinha de futebol, para se divertir um pouco”.

Por sua vez, Brenda Estela, mãe de Victor Augusto Dias Pereira, de 4 anos, conta que nesse período tem de levar o filho para o trabalho. “Às vezes ele vem pro trabalho comigo; outras vezes, minha mãe fica com ele. Seria bom se nesse período estivéssemos de férias, eu e meu marido, mas infelizmente não é assim. Temos que trabalhar. Para não se tornar chato trazer ele para o trabalho, trago jogos pedagógicos para ele brincar.”

Ariany de Oliveira Ramos, mãe de Kauã Sales e Melissa Sales, explica que as crianças ficam bem agitadas sem a escolinha, por isso os pais devem ser bem criativos nesse período, para ocupar o tempo deles. “Tiramos as férias sempre nesse período, mas neste ano tivemos de antecipar a data. Então, ficou mais complicado ficar com eles em casa. A ideia é tentar ocupar o tempo deles. Nos dias que não vou trabalhar, acabo tendo de contratar uma babá”.

Rodrigo Augusto Figueiredo vai passar as férias com a babá e à noite vai para a escolinha de futebol
Kauã e Melissa vão contar com a criatividade da mamãe para se divertir nas férias

Se nesse período você não vai viajar e precisa urgentemente de ajuda para a diversão em casa, vão algumas dicas para tentar ajudar durante as semanas de férias.

Visitar um amigo ou familiar querido

Que tal tirar uma tarde para visitar um amigo querido, a vovó, os tios ou a dinda? Assim, vocês podem tomar um café e matar a saudade. Afinal, nada mais gostoso do que passar o tempo com pessoas que amamos, não é?

Ir à biblioteca da cidade

Se vocês já tem o hábito de frequentar a biblioteca, basta escolher uma história bem legal para ler em casa com a família. Caso nunca tenham visitado, é uma boa oportunidade para conhecerem a biblioteca da cidade. Leitura nunca é demais!

Fazer uma sessão cinema

Vocês podem escolher os filmes favoritos do seu pequeno e fazer uma maratona de filmes. Então, é só preparar a pipoca e começar o cineminha.

Desenhar e pintar

Hora de soltar a criatividade! Portanto, peguem lápis, papel, giz, tinta e tudo que tiverem em casa para brincar de artista.

Fazer uma horta caseira

Essa é outra ideia superlegal! Além de passar um tempo com seu pequeno, fazer uma horta caseira traz muitos benefícios para ele e toda a família.

Cozinhar

Vocês podem escolher uma receita ou, até mesmo, fazer uma por dia: pizza, bolo, sanduíches, panquecas. Assim, você vai descobrir que cozinhar com os pequenos pode ser um passatempo mais divertido do que imagina.

Acampamento em casa

No quintal, com barracas e lanternas, ou atém mesmo na sala de casa, com edredons e travesseiros. Com um pouco de imaginação, esse acampamento vai ser a maior aventura.

Fazer um passeio ecológico

Além de divertido e saudável, vocês podem aproveitar para conhecer um lugar bem bonito da cidade, como parques e trilhas. Em Valadares temos o Parque  Municipal.

Começar uma coleção

Pode ser de figurinhas, cartões, adesivos ou o que preferirem. Afinal, quem não adorava colecionar itens e objetos na infância?

Fazer um tour pela cidade

Vocês podem ir a lugares que nunca foram ou voltar aos seus lugares favoritos da cidade. Até o próprio trajeto já será divertido, seja de carro, a pé, de bicicleta, metrô ou ônibus.

Fazer um karaokê

Cantar é sempre uma delícia! Por que não fazer um karaokê com as músicas preferidas?

Piquenique

Vocês podem preparar lanchinhos gostosos e saudáveis e escolher um lugar bem bonito e agradável para fazer um piquenique. Também vale o quintal de casa.

Fazer fantoches

Com meias, papel, caixas ou garrafas vocês podem fazer fantoches divertidos para brincar. Teatro de fantoches: uma ótima forma de se divertir com seu pequeno.

Tirem fotos

Que tal uma sessão de fotos? Pode ser em casa ou durante algum passeio. Essa é uma ótima maneira de registrar as lembranças das férias.

Noite do pijama

Você pode convidar alguns amiguinhos ou os primos do seu pequeno para uma noite do pijama com muitas brincadeiras, filmes e jogos. (Blog da Leiturinha)

por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br