Faltam sete meses para que jovens entre 16 e 17 anos em Minas tenham a oportunidade de votar pela primeira vez

Estado tem 37.307 eleitores com 16 anos e 89.558 com 17 anos

Faltam exatos sete meses para que 126,8 mil jovens em Minas Gerais tenham a oportunidade de votar pela primeira vez. São os eleitores com idade entre 16 e 17 e que representam 0,80% do eleitorado mineiro. Mas esse número ainda deve aumentar, porque quem não tirou o título pode, até o dia 6 de maio, procurar uma unidade da Justiça Eleitoral e fazer o alistamento.

Os eleitores dessa faixa etária têm voto facultativo, isto é, não sofrem nenhuma sanção se deixarem de votar. Por isso, para esses jovens, tirar o título é uma escolha, que vale mesmo para alguns que ainda estão com 15 anos. Isso porque, quem completar 16 anos até o dia 4 de outubro de 2020, data do primeiro turno das eleições municipais, já está apto a realizar o alistamento eleitoral e votar nestas eleições.

É pensando justamente nesse público, que está começando a exercer o direito de voto e a participar ativamente na escolha dos representantes políticos, que a Justiça Eleitoral criou a Semana do Jovem Eleitor. Ela teve uma primeira edição em outubro de 2019 e uma segunda edição está prevista para este mês de março. A partir do dia 9 de março, começa a ser veiculada nos meios de comunicação a Campanha Jovem Eleitor 2020, produzida pelo TSE. Com o mote “Seu voto tem superpoderes”, ela busca incentivar a participação política entre os jovens. Confira o vídeo disponibilizado para as redes sociais.

Além disso, desde o final do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma página web totalmente dedicada aos jovens dessa faixa etária. Com visual inspirado na interface dos aplicativos de mensagens, a página reúne as perguntas mais frequentes dos jovens sobre a emissão do título de eleitor, utilizando uma linguagem menos formal e mais acessível.

E-título

A atratividade que o meio digital exerce sobre essa faixa etária pode ser um motivo a mais, para que os jovens procurem a Justiça Eleitoral, já que, após o alistamento, uma versão do título de eleitor pode ser acessada através do celular, usando o aplicativo E-título. A apresentação dessa versão digital, que contém a foto (desde que ele tenha feito a biometria) e os dados do eleitor, serve como documento de identificação, dispensando o uso do papel. 

Maior de 18

Os eleitores maiores de 18 anos, ou aqueles que vão completar 18 até o dia 4 de outubro, precisam votar ou justificar a ausência às urnas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM