Fake news: notícia sobre multa para motoristas sem máscara é falsa

Polícia Civil de Minas Gerais divulgou nota informando sobre fake news

A Polícia Civil de Governador Valadares informou nesta quarta-feira (6) que é falsa a informação de que o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) está multando os condutores que não estiverem usando máscara dentro do carro, o que valeria para motocicletas também. A fake news tem circulado nos últimos dias em grupos de mensagens e em outras redes sociais.

De acordo com a mensagem, o condutor que fosse flagrado sem a máscara, poderia perder três pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, seria aplicada uma multa de R$ 128. Em uma versão mais recente da falsa história, um áudio foi produzido com um homem se passando por um locutor de rádio, na tentativa de dar credibilidade à informação. Muitas pessoas têm compartilhado a mensagem viral, gerando confusão.

No intuito de parar a disseminação da notícia falsa, a PCMG esclareceu que esse tipo de infração não está prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Disse, ainda, que não há qualquer possibilidade de um agente fazer o auto de infração de trânsito nesse sentido.

As fake news têm sido um problema constante durante a pandemia de Covid-19. Várias notícias falsas sobre os mais variados temas já surgiram e se espalharam pelas redes. Em Valadares, a prefeitura já chegou a fazer um alerta à população sobre a necessidade de buscar fontes confiáveis antes de divulgar informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM