A princípio, feira seria realizada este ano em outro local, mas para manter estrutura, acontecerá na Univale
GOVERNADOR VALADARES – O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV), Stéfano Couri, confirmou que a Expoleste, a maior mostra empresarial do Leste de Minas, acontecerá este ano no Unicentro, na Univale. E já tem data definida: de 21 a 25 de maio.
Stéfano foi o entrevistado desta semana do podcast Abre Aspas, do DIÁRIO DO RIO DOCE. Ele falou sobre os 86 anos da ACE-GV, sobre a importância da associação para o desenvolvimento de Valadares e sobre os benefícios e como os empresários locais podem se associar.
Confira um trecho da entrevista abaixo.
Para assistir à entrevista completa, acesse nosso canal no YouTube.
IGOR FRANÇA – O que é a Associação Comercial? Quais as contribuições dela para o desenvolvimento de Governador Valadares?
STÉFANO COURI – A Associação Comercial tem 86 anos. Então, um ano depois da emancipação de Valadares, foi fundada a Associação Comercial. E ela tem trazido muito desenvolvimento para a cidade. Uma delas foi a Univale, a CTGV [Companhia Telefônica de Governador Valadares]. Nesses 86 anos ela tem trazido desenvolvimento para a cidade e a última foi a inclusão de Valadares na Sudene [Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste]. Foi a própria associação que arregaçou as mangas, na época com o presidente Jackson [Lemos], e outros diretores, e a gente pode trazer muitos benefícios para a cidade.
KISSYLA PIRES – Você falou sobre os benefícios para a cidade, mas e para os empresários? Qual o benefício de ser associado à Associação Comercial?
STÉFANO COURI – A Associação tinha um papel mais político há um certo tempo. Desde então a gente tem trabalhado. De dentro da Associação saiu a CDL, a Fiemg veio junto. E quando você faz um trabalho em conjunto, que traz novas entidades, fica mais forte ainda. E a Associação Comercial agora começou a trazer novos benefícios, que são os produtos da Associação Comercial, que são alguns cursos feitos junto com o Sebrae. No último ano tivemos vários, que foram um sucesso. E além disso temos a Expoleste, que é a maior mostra do que há de melhor em Valadares. E junto com isso nós temos, para o benefício dos associados, plano de saúde, odontológico, Certificado Digital, Plano de Estagiário e Banco de Dados para currículos, que podem beneficiar as empresas.
IGOR FRANÇA – Quem pode se associar à ACE-GV? Existe alguma regra, o que precisa fazer?
STÉFANO COURI – Tanto os empresários, como os comerciantes, podem se associar. Basta procurar a Associação, pagar uma mensalidade de R$ 58,50 e desfrutar dos benefícios que a Associação oferece. É bem simples de se associar.
KISSYLA PIRES – Você falou um pouco que a história da ACE-GV se mistura com a de Valadares. A cidade completou 87 anos, enquanto a Associação 86. Como você vê o papel da ACE-GV atualmente para Valadares?
STÉFANO COURI – Ser presidente da ACE-GV é uma responsabilidade enorme. É uma das entidades mais antigas de Minas Gerais. A Associação Comercial tem história, tem respaldo para sentar e conversar com o Poder Público. Somos mais de 50 mil CNPJs em Valadares.
IGOR FRANÇA – E como funciona esse diálogo com as várias classes e o poder público?
STÉFANO COURI – É importante ter sempre diálogo. Não concordamos com imposição. O governo passado abriu as portas pra gente, e o atual, com o Coronel Sandro, as portas também estão abertas. Então quanto mais conversarmos entre as entidades será melhor para Valadares. Essa fusão e junção de pessoas é importante para o desenvolvimento da cidade.
KISSYLA PIRES – Quais são os principais desafios enfrentados pelos empresários locais?
STÉFANO COURI – O empresário é um super-herói. Ele tem que ter coragem, pois tem uma gama de impostos para pagar…dificuldades com mão de obra. Então os maiores desafios atuais são os impostos e saber lidar com essa nova mão de obra, a nova geração. Você tem que fazer um treinamento especial para essas pessoas. Às vezes a pessoa não se sente bem de trabalhar na empresa, já nem avisa mais e não aparece. Isso está sendo bem complicado. A gente precisa trabalhar bastante nisso para capacitar os que buscam trabalho e os empresários.
KISSYLA PIRES – E com respeito à Expoleste. No último ano foi anunciado que seria em um novo local. O que ficou definido e qual a data? Vocês têm a pretensão de continuar com a mostra anualmente?
STÉFANO COURI – A Expoleste iria ser este ano na União Ruralista [Parque de Exposições], mas pela estrutura que temos que colocar, ficou inviável fazer lá, no momento. Então, em conversa com a Fundação Percival Farquhar, nós vamos manter este ano no Unicentro [na Univale]. E para o ‘furo’ de vocês será entre os dias 21 e 25 de maio deste ano a Expoleste. A mostra é um dos principais produtos da Associação Comercial, que é mostrar o que tem de melhor em Valadares e buscar coisas novas para a cidade. Além do giro de negócios. No ano passado foram mais de R$ 50 milhões em negócios. E nossa meta é sempre aumentar.
Stéfano Couri falou ainda sobre o setor de Turismo em Valadares, sobre a importância da Expoleste para a cidade e para os empresários locais. Confira a entrevista completa em nosso site, ou em nosso canal no YouTube.