Com mais de R$ 57 milhões em negócios fechados, edição deste ano se consolida e aponta para um futuro ainda mais estratégico
GOVERNADOR VALADARES – A 21ª edição da Expoleste – Mostra Empresarial do Leste Mineiro, realizada entre os dias 21 e 25 de maio no Unicentro, em Governador Valadares, reforçou mais uma vez seu protagonismo como referência de feira multissetorial do Leste de Minas. Superando expectativas, a Expoleste 2025 movimentou mais de R$ 57 milhões (R$ 57.191.712,26) em negócios concretizados nos estandes, marcou presença de mais de 160 expositores e registrou mais de 20 mil pedidos apenas na praça de alimentação. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (12), na sede da Associação Comercial e Empresarial em Governador Valadares (ACE-GV).
Mais do que números expressivos, a edição deste ano consolidou um novo modelo de feira: cada vez mais estratégica, voltada para negócios reais e com foco em atrair um público qualificado e engajado.
A edição de 2025 da Expoleste reafirmou o papel na economia local, consolidando-se como uma plataforma de negócios, conexões e fortalecimento do comércio regional. Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV), Stefáno Couri, entidade organizadora do evento, os resultados não apenas atenderam, mas superaram as expectativas.
“Realmente foi um sucesso a 21ª Expoleste, a realização da Associação Comercial promover isso que a gente faz, que é a Expoleste, promovendo aquilo que tem de melhor no Governador Valadares com o comércio”, avaliou. Segundo ele, a edição deste ano trouxe um crescimento expressivo em relação a 2024. “E isso superou sim a nossa expectativa, nós aumentamos em mais de 20% em referência ao ano passado.”
Um modelo estratégico de negócios
O entusiasmo do presidente se reflete nos dados registrados durante os cinco dias de feira, que atraiu um público superior a 52 mil pessoas. Os negócios gerados direta e indiretamente somaram cerca de R$ 60 milhões, consolidando o evento como um dos maiores do setor no interior de Minas Gerais.
Para Stefáno, o diferencial da Expoleste está na capacidade de gerar conexões reais entre empreendedores, consumidores e instituições. “Então foi um sucesso, feedbacks excelentes, networks bacanas, leads colhidos aí. Então muitos frutos foram plantados e vão ser colhidos futuramente agora.”
O diretor-geral do evento, Jackson Lemos, destacou a evolução da feira ao longo dos anos e sua consolidação como ferramenta de vendas e geração de negócios. Segundo ele, a grande virada de chave aconteceu em 2012, quando a proposta do evento passou por uma transformação estratégica.
“Na verdade, em 2012 nós mudamos o destino da feira e deixamos de ser só uma amostra para ser uma feira de negócios. E isso veio acontecendo e crescendo. E a cada vez que cresce é uma lição e você tem o feedback, você vai melhorando”, explicou Jackson.
O diretor afirma que uma das chaves para o sucesso está na qualificação do público visitante, o que tem garantido retorno direto aos expositores. “A gente começou a perceber que quanto mais você qualifica o público que vai para lá, mais você tem retorno para os expositores. E a gente tem feito isso. Então a troca de estratégia, network entre os expositores, network com os visitantes e venda — nós ultrapassamos 57 milhões, quase 60 milhões de negócios.”
Vitrine para pequenos negócios e diversidade de segmentos
Mais de 10 empresas, de diferentes segmentos, participaram com estandes, incluindo micro e pequenos negócios que encontraram na Expoleste uma vitrine para seus produtos e serviços.
“A gente acredita que a Expoleste é uma ferramenta de venda, ela é aquela ferramenta que muitas das vezes é o gatilho que o empresário precisa às vezes para fazer negócio, para melhorar o seu faturamento no mês”, afirmou Jackson. “O mês de maio tem a Expoleste e ela é uma ferramenta, porque muitas das vezes a promoção que você não pode fazer na loja, você pode fazer na Expoleste, a Expoleste é o motivo para você fazer.”
A praça de alimentação também foi um ponto de destaque, com movimentação intensa durante todo o evento. “É tão impressionante que eu trouxe um dado aqui, que só na praça de alimentação nós tivemos 20 mil negócios, 20 mil ordens de pedido. Então isso demonstra que cada vez mais a gente está qualificando o público, mais do que ter vários. Milhares de público é ter o público qualificado para vender. Esse é o nosso objetivo.”
Jackson também resgatou a trajetória da própria ACE-GV, lembrando que a associação nasceu apenas um ano após a emancipação política de Governador Valadares. “Primeiro está no nosso DNA o desenvolvimento, nós nascemos um ano depois da emancipação de Valadares, Valadares tem 87 anos, a gente 86. Com isso nós nascemos para resolver dores, para organizar o crescimento, desenvolver a cidade e região.”
DNA de desenvolvimento
Outro destaque da 21ª Expoleste foi a sólida participação de instituições que fomentam o empreendedorismo e viabilizam oportunidades concretas de crescimento para empresas e produtores da região. Entre elas, o Sicoob AC Credi, que mais uma vez esteve presente como um dos principais parceiros comerciais da feira.
“Super especial, né? Mais essa participação. E nos enche de orgulho de estar participando desde a primeira edição. Então, a Expoleste se confunde com a Associação Comercial e se confunde também com o Sicoob AC Credi”, afirmou Nilton Bento Vieira, diretor comercial da cooperativa.
Ao todo, segundo Nilton, o volume de negócios gerados diretamente pela atuação do Sicoob na Expoleste foi expressivo. “Tivemos aí cerca de 16 milhões e duzentos mil reais de negócios, entre eles crédito, consórcios, seguros. Então, realmente foi um sucesso.”
O diretor reforçou ainda que, além de fortalecer laços com associados, a feira permitiu à cooperativa apresentar de forma prática o modelo do cooperativismo financeiro como alternativa sólida ao sistema bancário tradicional. A participação também teve como objetivo expandir a cultura cooperativista entre empreendedores, produtores e consumidores locais.
Valorização dos negócios de base local
Outro parceiro de longa data da Expoleste, o Sebrae esteve presente pela terceira vez como co-realizador, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento de pequenos negócios e a visibilidade de projetos de base local. Para Douglas Nicolas, analista do Sebrae, o evento é uma vitrine estratégica.
“Essa já é a terceira participação do Sebrae como co-realizador da Expoleste. Para o Sebrae é justamente isso aí que ele quer entregar. É fazer com que um projeto, com que o atendimento que ele tenha dentro de um setor, no caso específico da banana em São Geraldo da Piedade, com que ele dê visibilidade, com que essas pessoas possam fazer conexões desses produtores para que eles possam vender e aumentar a sua capacidade produtiva e de negócios.”
Douglas também mencionou o projeto que levou os comerciantes e produtores do Mercado Municipal para dentro da Expoleste, conectando o público da feira à identidade gastronômica e cultural local. “A gente queria justamente desmistificar aquele sentimento, aquela impressão que o Valadarense e essa região têm, de que no mercado é barato, será que é de qualidade? O mercado é de qualidade, de primeira qualidade, com o preço acessível e mostrando que a nossa terrinha tem de melhor.”
Inovação, criatividade e network
Na edição de 2025, a inovação também ganhou espaço inédito dentro da Expoleste. O Espaço Collab, realizado pela Associação Comercial Jovem (AC Jovem) em parceria com o portal Inova Rio Doce, foi um ponto de encontro para quem pensa o futuro dos negócios e acredita na transformação por meio da criatividade e da tecnologia.
“O Espaço Collab foi uma realização da Associação Comercial Jovem com a co-realização do portal Inova Rio Doce. Foi a primeira vez que teve um espaço dentro da Expoleste para discutir negócios, discutir ideias, discutir tecnologia, inovação, mercado, a indústria 4.0, economia criativa”, explicou Ademir Martins, gestor de projetos do Inova Rio Doce.
Segundo ele, a iniciativa proporcionou um ambiente fértil para troca de ideias, parcerias e aprendizados que vão além da exposição de produtos. “É muito importante dentro de uma feira de negócios ter um espaço como esse para promover networking, promover troca de ideias, promover até mesmo fechar negócios não só nos estandes, mas também num espaço feito para isso, para trocar mesmo, para ouvir o que as empresas estão fazendo, aprender com elas e assim usar de espelho também o que as pessoas estão e os empresários estão fazendo na nossa cidade.”
Energia inteligente e inovação
O ecossistema da Expoleste se fortalece a cada ano com a presença de empresas que apostam em tecnologia e soluções inteligentes como vetor de crescimento. É o caso da T8M Energia, que desde 2019 participa da feira e, em 2025, teve mais uma presença marcante com boas vendas, geração de negócios e inovação energética.
“Desde 2019 a gente vem participando e cada vez mais trazendo novidades tecnológicas e promovendo vendas também. A gente se prepara para poder atender a todo o público que vai sempre preparado para fazer negócio na feira”, disse o CEO da empresa, Toniangelo Vieira.
Segundo ele, o planejamento estratégico e a parceria com o Sicoob AC Credi foram fundamentais para potencializar os resultados. “A gente junto com a cooperativa já estava preparado também para poder fazer simulações de financiamento e aprovações de crédito, mas mais do que isso, a gente conseguiu vender e reforçar ainda mais a força da marca da T8M Energia aqui na região do Vale do Rio Doce, principalmente em Governador Valadares.”
Além da movimentação comercial, a T8M aproveitou o evento para apresentar o kit anti-apagão, uma solução que chamou a atenção do público por unir segurança energética e retorno financeiro.
“Esse ano nós apresentamos o kit anti-apagão, que são sistemas de energia que podem funcionar como backup ou também como outras soluções para poder trazer um retorno financeiro para o investidor. São sistemas que podem atuar tanto em falta de energia, mas também como outras soluções para empresas, para o agro, trazendo maior possibilidade de potência, maior possibilidade de ligar novos equipamentos e até retorno financeiro substituindo a energia que normalmente é paga por empresas no horário de ponta.”
Toniangelo destaca que o sistema pode ser usado com ou sem integração com energia solar, o que amplia seu alcance. “Esse kit, esse sistema com baterias, ele pode ser tanto integrado com solar ou não, então é algo que realmente chamou e que fez a diferença para a gente.”