Expectativa: comerciantes em Valadares aguardam decisão da Prefeitura sobre funcionamento do comércio

Decreto será publicado nesta sexta-feira (23) para esclarecer o funcionamento dos serviços no município

A partir deste sábado (23) Governador Valadares estará fora da onda roxa. A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado. A decisão traz alívio para o setor comercial do município. Porém, no mesmo dia, a Prefeitura Municipal informou que não irá seguir as determinações da onda vermelha, por não ter aderido ao Programa Minas Consciente. Portanto, um decreto será publicado no final da tarde desta sexta-feira (23) para esclarecer o funcionamento do comércio e demais serviços no município. Até o fim da tarde, os empresários estão na expectativa das orientações.

No comunicado, a Prefeitura informa que as mudanças já passam a valer neste sábado (24).

“Por decisão do Governo do Estado, a partir do próximo sábado (24) a cidade sairá da onda roxa. Como Valadares não aderiu ao Programa Minas Consciente, um decreto será publicado nesta sexta-feira (23) para esclarecer o funcionamento dos serviços no município”,

Prefeitura Municipal

Apesar de a Prefeitura não ter confirmado ainda como será o funcionamento do comércio, a expectativa é de que o prefeito André Merlo (PSDB) adote as mesmas ações de enfrentamento à covid-19 seguidas antes de Valadares entrar na onda roxa. Antes, o funcionamento das atividades na cidade era regulado pelos Níveis de Alerta: Alto, Médio e Baixo. Cada nível tinha um grau de restrições de atividades econômicas na cidade. Os níveis eram atualizados semanalmente pelo Poder Executivo.

Em Valadares, os empresários pedem um decreto “justo” com o setor comercial, que sofreu sérios danos durante a onda roxa. “Os donos de bares e restaurantes esperam um decreto justo, conforme protocolo e propostas feitas e entregues na Prefeitura, onde pedimos para funcionar com todas as medidas sanitárias e com horário estendido, para não ter aglomerações”, comentou Leide Ramalho, proprietária de uma pizzaria no centro da cidade.

Leide Ramalho, proprietária de uma pizzaria no centro da cidade, aguarda um decreto “justo” em relação ao funcionamento de bares e restaurantes

Segundo Leide, a onda roxa não trouxe resultados significativos nas quedas nos números de covid-19 em Valadares. Segundo ela, a situação continua a mesma de antes. “Esse fechamento comprovou que o problema maior da contaminação está em festas particulares, transporte coletivo, filas de bancos, departamentos públicos e supermercados. Não é possível que as autoridades não estejam percebendo isso. Se o decreto for igual ao último publicado, para 80% do setor de bares e restaurantes vai ser péssimo do mesmo jeito”, analisa.

O representante dos proprietários de bares e restaurantes e similares de Governador Valadares, Marcelo Schlaucher, acredita que o fim da onda roxa vai dar mais fôlego para a economia. “O setor está com expectativa bem positiva para o retorno das atividades. Passamos até para o prefeito algumas reivindicações e iremos aguardar nesta sexta-feira. A gente espera que esse decreto seja algo que possa dar um fôlego para os empresários da cidade. A gente espera que o prefeito colabore com a gente. Compreendo que a questão da saúde continua complicada, mas a economia também enfrenta problemas há muito tempo”, afirmou.

Marcelo Schlaucher

Até o fechamento desta publicação a Prefeitura não havia publicado o decreto sobre como será o funcionamento do comércio. O DRD irá atualizar as informações assim que ele for divulgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM