Em depoimento, as testemunhas relataram que havia rumores sobre “brincadeiras” em relação ao peso da vítima no ambiente de trabalho
Uma trabalhadora vai receber R$ 5 mil de indenização após sofrer gordofobia dos colegas de trabalho em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. A decisão é do juiz Fabrício Lima Silva, titular da Vara do Trabalho do município.
A mulher comprovou o assédio moral sofrido enquanto trabalhava como líder de infraestrutura e obra da empresa, e relatou situações de discriminação. De acordo com o relato da vítima, sempre que solicitava que o ar-condicionado fosse ligado, os colegas de trabalho faziam piadas sobre o seu peso.
Em depoimento, as testemunhas relataram que havia rumores sobre “brincadeiras” em relação ao peso da vítima no ambiente de trabalho. O representante de empresa reconheceu que sabia das piadas em grupo de conversa e também solicitou a um colaborador que não fizesse mais “piadas” de mau gosto envolvendo a colega de trabalho.
“Trata-se, em verdade, da repugnante, da reprovável e da preconceituosa prática de gordofobia”, afirma o juiz sentenciante. Salientando que os comentários ofensivos em relação ao sobrepeso da ex-funcionária não podem ser aceitos como “brincadeira”.
Ainda segundo ele, “o fato é que à empresa incumbia coibir a utilização de alcunha no trato interpessoal. Sendo dela a obrigação de manter um ambiente de trabalho saudável, impedindo a prática de todo e qualquer tipo de discriminação”, ressalta.
O magistrado e o júri decidiram que a empresa será responsável por indenizar em R$ 5 mil a trabalhadora vítima de discriminação pelos colegas, devido a situação vexatória e constrangedora, conforme o artigo 932, inciso III, do Código Civil, que explica que a empresa é responsável pela reparação civil dos empregados.
Comments 3
Socorro! Juri em caso de gordofobia?
Cuidado, daqui alguns dias, se voce tiver falando ao telefone, e muitos rizadas na conversa, (Com certeza as pessoas ao redor, vai usar o RisoFobia. Vao alegar que a pessoa falava ao fone, e ao mesmo tempo ria dos presentes.)
Com os 5 mil. ela vai comprar uma casa, carro e viagens de luxo.