Estudante do IFMG Campus Ipatinga é premiada em concurso internacional de redação

Concurso promovido pela Universidade de Cambridge reuniu mais de quatro mil competidores de todo o mundo

A paixão pela escrita e pela história em breve carimbará o passaporte da estudante do IFMG Campus Ipatinga Franciele Zagne. Ela foi premiada no The Immerse Education Essay Competition 2022, concurso de redação certificado pela rainha Elizabeth e ligado às universidades de Oxford, Cambridge e London University. 

Cursando o 3º ano do curso Técnico Integrado de Automação Industrial, a estudante mineira concorreu com mais de quatro mil candidatos no mundo e garantiu uma bolsa parcial de estudos para participar do programa de verão de Escrita Criativa promovido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Durante duas semanas, Franciele terá aulas com professores das universidades de Cambridge, Oxford e Harvard, além de poder fazer passeios pelo local e visitar museus.  

O encanto pela literatura e pelas palavras vem desde os quatro anos de idade. “Aprendi a ler bem nova, antes mesmo de entrar na escola. Fui cativada pelas palavras, mesmo que ainda não soubesse ler. Desde então, sempre tenho um livro em mãos. E é por meio deles que pude conhecer lugares sem sair de casa e, evoluir tanto academicamente quanto emocionalmente, principalmente meu lado empático e de liderança. Este amor pelas palavras acabou me tornando escritora”, disse ela que, com apenas 17 anos, é co-fundadora do Coletivo Feminino Maria Quitéria e do grupo de redação no Campus Ipatinga.

Autodidata na língua inglesa, a estudante respondeu ao tema ‘Quais três figuras famosas da história você convidaria para um jantar?” e escreveu sobre as personalidades Carlo Ginzburg, Hedy Lammar e Niéde Guidon, que para ela simbolizam perseverança e inovação. “Ginzburg foi um dos pioneiros no estudo da micro-história. Lammar, apesar de ter sofrido críticas machistas na época, desenvolveu o que é hoje a base do wi-fi. E Guidon é uma arqueóloga mundialmente conhecida pela luta na preservação do maior tesouro arqueológico brasileiro. Embora não haja similaridade aparente entre as figuras, relacionei-os com o apagamento histórico e a necessidade de preservar fontes, enfatizando a importância da micro-história, gênero este que reduz a escala de observação e permite que os excluídos da História Geral se expressem”, explicou Zegne. A redação, que deveria ser escrita em inglês, foi elogiada pela comissão avaliadora. 

Sobre sonhos e planos, Franciele revela o desejo de investir na área acadêmica. “Acredito muito no poder das palavras. Os livros, juntamente da educação, são ferramentas para o fim da desigualdade. Quero seguir no ramo da pesquisa científica, na área de História, e transformar a linguagem academicista em algo acessível e de fácil compreensão. Sonho que o conhecimento não enfrente barreiras e chegue às mais diversas pessoas”, disse ela. 

Para o professor de História Leonardo Palhares, a aprovação de Franciele no curso de verão em Cambridge serve de inspiração para outros estudantes. “Ela é uma menina muito empenhada nos seus objetivos acadêmicos. Chegou ao concurso buscando informações nas redes sociais. Me trouxe um ensaio pronto no final de dezembro e pediu uma breve revisão. Particularmente, destaco a maturidade acadêmica dela e a leveza do seu texto. Com certeza, será uma grande pesquisadora”, ressaltando o ineditismo de que apenas dois estudantes brasileiros conseguiram bolsa parcial na competição britânica.

Quem é Franciele? 

Com apenas 17 anos, Franciele Zagne é inspiração para muitos e pretende dedicar-se à carreira acadêmica – IFMG

Franciele Zagne é bolsista de Iniciação Científica no projeto “Ensino de Inglês em tempo de pandemia: possibilidades e desafios”, fundadora e co-presidente do ‘Coletivo Feminino Maria Quitéria’, voluntária no Projeto de Extensão “Aprender em Comunidade” e integrante do Clube de Comunicação do Campus Ipatinga, além de se envolver e ser premiada em concursos de escrita, literatura e Olimpíadas Científicas.

Sobre o Concurso

Immerse Education Essay Competition é uma competição de redações, focado em estudantes do Ensino Médio, com faixa etária de 13 a 18 anos. Os participantes devem escrever sobre determinado tema e responder a questões específicas. As 10 melhores redações do mundo são premiadas com bolsa 100% para o curso de verão. Já os estudantes que se destacaram na competição são agraciados com uma bolsa parcial de 50%.

A Universidade de Cambridge – instituição promotora do evento – é a terceira melhor faculdade do mundo, segundo o Quacquarelli Symonds – ranking 2022. A instituição milenar tem entre seus ex-alunos, professores e pesquisadores, mais de 90 ganhadores do prêmio Nobel, além do renome mundial por ter abrigado os maiores pensadores da história. 

Informações: IFMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM