Estudante de Itanhomi vence concurso nacional de desenho

A estudante Beatriz Bomfim é aluna do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Carlota de Andrade, em Itanhomi. FOTO: Agnaldo Souza

Beatriz Bomfim venceu o concurso de desenho organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

ITANHOMI – A estudante Beatriz Bomfim, de 17 anos, venceu o VII Concurso Nacional de Desenho, promovido pelo Ministério da Ciência, do governo federal. Portanto com seu talento e criatividade, ela superou 1.300 inscritos de todo o País e conquistou o primeiro lugar.

Beatriz é aluna do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Carlota de Andrade, em Itanhomi, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes. Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, a desenhista conta que não imaginava que poderia ganhar o concurso.

“Eu fiquei muito feliz com o resultado”, disse Beatriz. “Não esperava ganhar. Mesmo sabendo que meu desenho atendia a todas as normas do edital, não achei que era possível meu desenho ter mais votos sendo que a competição, de nível nacional, teria desenhos de alunos de grandes capitais”, contou a jovem.

Ilustração

A ilustração vencedora, intitulada “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, representa o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2023. Em sua obra, a aluna mostra uma mão robótica, representando a tecnologia; ou seja o tripé, reunindo o econômico, o ambiental e o social; e a ciência básica (Química, Biologia, Física e Matemática) ilustrada na órbita da terra.

“A mão do robô representa a força da ciência e da tecnologia em promover o desenvolvimento sustentável. A mão está segurando uma plantinha, que representa o tripé da sustentabilidade: social, econômico e ambiental”, explica.

Pandemia

A princípio Beatriz começou a desenhar na pandemia, vendo que ajudava com a ansiedade no isolamento. De acordo com a desenhista, a arte era uma forma de expressar e de acalmar a mente. “O desenho me ajudou a lidar com a ansiedade e a solidão da pandemia. Eu me sentia melhor quando desenhava. No começo eu só abria o caderno e ia rabiscar, desenhando o que viesse na cabeça, mas, aos poucos, eu fui desenvolvendo, pegando intimidade, e vi que conseguia fazer muito melhor. Hoje o desenho pra mim é símbolo de superação”.

Conforme o professor de artes de Beatriz, Jorcilei Martins, a arte pode ser uma ferramenta poderosa para a saúde mental. “A arte pode ser uma forma de nos conectarmos com nós mesmos e com o mundo ao nosso redor. Ela ajuda a expressar sentimentos e a lidar com as emoções”, diz. “A Beatriz é uma aluna muito talentosa e dedicada. Ela sempre se destacou nas aulas de artes com seus desenhos. E quando saiu o edital do concurso não tinha como ela não ser selecionada. Estou muito feliz por ela ter conquistado esse prêmio”, completou.

O diretor da escola, Cassios Campos, também comemorou a conquista de Beatriz. De acordo com ele, a vitória da aluna é um orgulho para toda a escola. “É uma grande conquista para a escola e para a cidade. Beatriz é um exemplo para todos os alunos. É um orgulho saber que uma aluna da nossa escola venceu um concurso nacional de desenho”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM