Quando você pensa em felicidade, o que vem à sua mente e ao coração? E essa tal felicidade, o que é? É alegria, uma sensação de satisfação, é realização. Ser feliz é viver a alegria no coração, colocar mais cor e vida nas situações. É compreender que, mesmo quando o dia não é bom, podemos escolher enxergar coisas boas nesse dia.
Ah tá! O mundo está um caos, as pessoas cada vez mais egoístas, a grana curta, dívidas me tiram o sono, meu humor foi pro beleleu, nem eu me aguento e você diz que a felicidade é uma escolha? Sua vida deve ser uma maravilha!
Compreendo. Você deve estar se sentindo refém da vida, num buraco sem saída. Reclamar ajuda? Transforma o mundo num lugar bacana? Faz as pessoas mais solidárias? Chororô enche sua carteira de dinheiro, dá um sono tranquilo e ainda paga suas dívidas? Reclamar vai trazer seu bom humor voltar e ficar de bem com a vida? Lamento desapontar, a resposta é NÃO!
Essa tal felicidade é, na verdade, o que você faz com o que te acontece. Aí está o seu poder de escolha. Vai levar a vida a ferro e fogo ou encarar seus desafios com atitudes assertivas?
Ah, já vem você de novo Iô… sei lá o que me faz feliz…
Felicidade é estar bem comigo. Reconhecer o que verdadeiramente importa, o que me faz bem, quem me quer bem, com quem quero conviver. O caminho da felicidade é saber quem sou e poder dizer sim ou não, com propriedade. Cada sim e não que digo me leva para mais perto do que é bom para mim. E assim construo minha felicidade.
Essa tal felicidade é todo dia. Consegue sentir? Na emoção de um momento, na experiência compartilhada, num gesto, num elogio, é alguém. É uma forma positiva de viver, encarar desafios e adversidades. É muito mais que dinheiro, bens e status. É acreditar que SER é mais importante que TER, praticando um novo jeito de pensar, sentir e agir.
Se TER fosse sinônimo de felicidade, pessoas de alto poder aquisitivo não ficariam deprimidas, não teriam crises de ansiedade e estariam sempre de bem com a vida. E a população de baixa renda viveria triste e em total desespero.
Ela é real, está presente. E você? Consegue perceber a presença dela em sua vida? Você é a fonte da sua própria felicidade. Nada nem ninguém poderá te dar ou tirar. Cabe a você conquistá-la. Reveja suas atitudes.
Eu te convido a ser feliz, porque ser feliz é uma escolha, não uma condição. Te convido a expandir o olhar e ver a vida sob novas perspectivas. Te convido a agir, porque as mudanças só acontecem através de ações diárias rumo a seus objetivos. Te convido a agradecer, porque a gratidão move o mundo. Te convido a amar, primeiro a você, depois a todos e tudo à sua volta, porque esse é o caminho da felicidade. Por isso te convido: vem ser feliz!
Cá entre nós, quais os momentos mais felizes da sua vida? Quem faz você feliz? Quando você está feliz, com quem quer estar?
Dica de ouro da Iô: Relaxa, deixe a felicidade chegar e se sentar ao seu lado.
Iolanda Vieira Cabral – Iôcabral (*) Fonoaudióloga, pós-graduada em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva. É Master Coach, Treinadora Comportamental e Palestrante. Atualmente é Diretora de Relações Institucionais no Espaço Educacional Vieira Cabral e atua na área de Desenvolvimento Humano com Programas de Coaching, Liderança, Palestras e Treinamentos Comportamentais através da inteligência Emocional e Comportamental Positiva.Instagram @iocabral