Diretora, pedagoga e professora apresentaram com os alunos o projeto aos diretores da Cooperativa, parceira do projeto
No final de ano sempre se faz um balanço do que se plantou. E no caso da Escola Municipal Vicente Petronilho de Oliveira o saldo foi positivo, com o desenvolvimento do projeto Jovem Empreendedor. Na última quinta-feira (19), a diretora Juliana Torres, a pedagoga Maria Aparecida Domingos, a professora Juliana Dias e os alunos Davi Oliveira, Jaysa Carolina e Thaís Regina apresentaram para a diretoria do Sicoob Crediriodoce o balanço do projeto e da 2ª Feira do Jovem Empreendedor, realizada em novembro.
O projeto visa promover o desenvolvimento econômico e social, expandir a competência, estimular o trabalho coletivo e o empreendedorismo, além de projetos nos âmbitos técnico, científico, social e empresarial, estratégias de marketing, vendas e lucratividade. Os alunos criaram os produtos, o projeto visual para a identificação da embalagem e também de cada barraca da feira. Os estudantes ainda se preocuparam em ser sustentáveis e reutilizaram embalagens de plástico, como garrafas pet, entre outras.
Silas Dias da Costa Júnior, diretor de negócios do Sicoob, ficou admirado com o projeto. “A apresentação foi primorosa. São coisas pequenas, mas que formam a consciência das crianças, a capacidade de aprender e empreender. Eu achei legal porque vocês criam nas crianças a responsabilidade com o dinheiro, o saber valorizar e pensar em como ganhar, em gerar lucro.”
Visão de negócio
Satisfeita, a diretora da Escola, Juliana Torres, acredita que o projeto agrega na matriz da escola, e futuramente, na vida profissional do aluno. “Nós conseguimos fazer tudo que estava planejado. Ano passado eu briguei muito para ter na matriz o empreendedorismo. Sou formada em técnico de administração. Eu já tenho uma visão do negócio e sei como é bom, que vai ajudar a direcionar os alunos para uma carreira.”
Jayssa Carolina Souza, do 6º ano, dividiu a experiência de participar do projeto. “A feira foi importante porque aprendemos o que é corporativismo e a trabalhar juntos. Este ano a gente colocou a mão na massa, e tivemos a sensação de produzir algo para a feira. Eu ajudei a fazer o amaciante.”
Euler Fernandes, diretor administrativo do Sicoob, ressaltou a importância do trabalho em equipe. “Isso é o espírito do empreendedorismo. São todos juntos, trabalhando em prol de um bem comum. É muito importante e tem que ser valorizado.”
O aluno Davi Oliveira Queiroga, do 1º ano, contribuiu com ideias para o projeto e sugeriu utilizar frutas da região, como laranja, na fabricação de bolo e suco. “Disse que não precisava ir tão longe para comprar os ingredientes se já temos no distrito. É muito melhor ganhar por dia de trabalho do que ganhar por mês, porque rende mais”, concluiu o pequeno Davi.
Projeto Jovem Empreendedor
O projeto da Escola Vicente Petronilho, do distrito de Córrego dos Bernardos, tem apoio do Sebrae, Sicoob Crediriodoce e Associação de Amigos e Moradores Vila São Bernardo. Foram vendidos na feira doces em calda, bolos, geleias, sucos, cupcakes, bolos de pote, sorvetes, feijão tropeiro, pastel, caldo de cana, sucos, refrigerantes, banana frita, artesanato (vasos decorativos, laços, flores) e produtos de limpeza (desinfetante, amaciante, sabão líquido), entre outros. No total, foram arrecadados mais de dois mil reais.
No próximo ano a escola continuará com o trabalho. O Sicoob Crediriodoce oferecerá aos professores o curso de educação financeira. Após a capacitação, eles vão dividir o que aprenderam com os alunos.