Saúde bucal é tema de blitz educativa

GOVERNADOR VALADARES – Na manhã desta sexta-feira (18), equipes da Atenção Primária de Saúde Bucal, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e alunos do 6º e do 9º período de Odontologia da Faculdade Anhanguera realizaram uma blitz educativa sobre saúde bucal em frente à Policlínica de Governador Valadares.

O evento contou com a distribuição de folhetos e cartazes com informações sobre como realizar o autoexame para identificar sintomas do câncer de boca, fatores de risco assim como outras informações. Além disso foram oferecidos exames e encaminhamentos para pacientes que apresentaram sinais de câncer de boca.

A professora de Saúde Coletiva e Saúde Bucal Atenção Básica I da Faculdade Anhanguera Anna Andrea Cristino Martins destacou a importância do contato dos alunos com a realidade. “Nosso objetivo é tirar nossos alunos das quatro paredes os fazendo entrar na realidade e ficarem mais próximos do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje aqui estamos ajudando a fazer o rastreio das lesões de câncer de boca, fazendo o exame e os encaminhamentos”, disse.

Identificando o câncer de boca

Conforme a dentista Bárbara Hastenreiter, o câncer de boca tem 90% de chance de cura se descoberto na fase inicial. “É importante ficar atento se há feridas que não se cicatrizam há mais de sete dias, se tem sangramentos frequentes sem causa, manchas nos lábios, superfície áspera e nódulos. No caso de aparecimento de um desses sintomas, o ideal é que procure o posto de saúde mais próximo onde se necessário o dentista encaminhará para o Brasil Sorridente e hospital”, explicou.

Confira, portanto, o passo a passo do autoexame bucal:

  • Examine os lábios – observe se há mudança de cor e apalpe com os dedos para procurar áreas mais endurecidas. Vire os lábios e examine a parte interna.
  • Examine a bochecha – Verifique em ambos os lados se há alguma ferida ou saliência diferente na parte interna das bochechas.
  • Apalpe a língua – Apalpe a superfície, procurando alterações.
  • Língua para um lado – Coloque a língua para fora e vire para um lado e depois para o outro. Observe bem e passe o dedo.
  • Embaixo da língua – Observe embaixo da língua. Não esqueça de passar o dedo para sentir se há caroços.
  • Observe o céu da boca – Incline a cabeça para trás e olhe. Um pequeno espelho pode ajudar.
  • Garganta – Examine bem sua garganta enquanto diz “AAA” em frente ao espelho.
  • Examine o pescoço – Apalpe-o e embaixo da mandíbula verifique se há presença de caroços.
  • Pessoas idosas devem ainda observar: boca seca, cárie radicular, perda dental, problemas na prótese, câncer bucal e gengivite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como