Entidades estudantis pressionam instituições em MG pelo adiamento do Enem

Nessa sexta-feira, 15, foi convocado pelas entidades estudantis um dia nacional de mobilizações em defesa do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, previsto para 2020. 20 grêmios do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em conjunto com a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET), encaminharam cartas direcionadas aos diretores das instituições mineiras. O grêmio do IFMG de Governador Valadares também faz parte do movimento.

A ação faz parte de um movimento para que as instituições federais em todo o país se posicionem publicamente sobre o calendário divulgado pelo edital do Enem 2020. As universidades, institutos e centros federais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul são exemplos pontuados pelos estudantes mineiros.

Nas últimas semanas, a campanha que envolve a hashtag #adiaenem tem avançado no país. Através de campanhas visuais e tuitaços, os estudantes trouxeram para o debate influenciadores digitais, artistas, pais e profissionais da área da educação.

Cresce um envolvimento da sociedade em torno da pressão ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o INEP para o adiamento do Enem, um ano após o Tsunami da Educação – o 15 de maio que marcou o início de uma sequência de manifestações contrárias ao bloqueio orçamentário que o MEC apresentou para as instituições federais em 2019.

Além de tratar do #adiaenem, a carta dos estudantes alerta para a preocupação com a metodologia defendida pelo MEC e, recentemente, pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em relação as aulas não-presenciais. Também saúda as iniciativas do IFMG e CEFET-MG, esse tendo ainda divulgado uma carta aberta a comunidade onde destaca que o momento é de manter o isolamento social, utilizar a ciência e tecnologia a favor das necessidades do combate a pandemia e garantir a reposição das aulas com segurança e qualidade do ensino sem atividades a distância. E finaliza, pontuando a disposição dos grêmios e da FENET pela construção coletiva de comitês para a reorganização das atividades e do calendário acadêmico após a crise sanitária do Covid-19.

Além da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico, participam da ação os grêmios das unidades de Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Leopoldina, Timóteo e Varginha do CEFET-MG; e os campi Congonhas, Conselho Lafaiete, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista do IFMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM