Proposta de adiamento do Enem será votada nesta terça (19) pelo Senado

Ministro da Educação havia pedido que projeto de adiamento não fosse votado, e afirmou que calendário seria reavaliado em agosto

Os líderes do Senado decidiram incluir na pauta da sessão desta terça-feira (19) a votação do projeto de lei que determina o adiamento da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta foi apresentada pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), por causa da pandemia de Covid-19. Entretanto, o texto ainda pode sofrer alterações durante a votação na casa. Caso seja aprovado, o projeto deverá seguir para votação na Câmara dos Deputados. 

No começo de maio, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já havia participado de uma reunião com os líderes do Senado, onde pediu que o projeto de adiamento do Enem não fosse levado a votação. Na ocasião, ele também afirmou que o calendário do Enem seria reavaliado em agosto.

No entanto, várias entidades estudantis têm se manifestado pedindo o adiamento da prova. A principal justificativa do pedido seria a desigualdade que tem ocorrido no acesso aos conteúdos que são cobrados no exame.

Enquanto alunos de escolas particulares continuam, na maioria dos casos, com aulas a distância e suporte aos estudos desde o começo da pandemia, os alunos de escolas estaduais de Minas Gerais, por exemplo, só começaram a ter aulas nesta semana. Como agravante, essas entidades destacam que boa parte dos estudantes brasileiros não têm acesso a computadores ou à internet.

Inscrições para o Enem terminam no dia 22

De acordo com os editais lançados até o momento, que continuam válidos, as inscrições para o Enem podem ser feitas até o dia 22 de maio. Apesar de terem datas de aplicação diferentes, as versões impressa e digital do exame têm o mesmo período de inscrições. Ao preencher as informações no site, o candidato pode escolher entre uma das duas versões.

Além disso, no dia 22 de maio também se encerra o período para que os candidatos possam pedir atendimento especializado para o Enem impresso. Dentre esses atendimentos estão, por exemplo, provas com letras em tamanho maior para candidatos com baixa visão, e acompanhamento de intérpretes para candidatos cegos ou surdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM