Entenda por que o inverno será mais rigoroso na região do Vale do Rio Doce neste ano

Ontem (21) começou oficialmente o inverno no Brasil. A estação mais fria do ano vai até o dia 22 de setembro. Neste ano, o Vale do Rio Doce tem apresentado baixas temperaturas desde maio. A menor temperatura registrada em Valadares, em 2022, é 9,9 graus, neste mês de junho. Entretanto, a expectativa é que a cidade atinja menores temperaturas nos meses de julho e agosto.

“Entre os dias 16 e 19 de junho Valadares registrou as menores temperaturas, devido às massas de ar frio que vêm do sul do continente. Já tivemos em maio uma queda de temperatura, o que não é normal na região. A tendência é que, com o andar do inverno, as temperaturas caiam mais ainda. Podem ocorrer quedas mais bruscas do que ocorreram neste mês e no mês passado”, afirmou o professor de climatologia do IFMG (campus Valadares), Fulvio Cupolillo.

Por qual motivo o inverno está mais rigoroso neste ano?

Segundo o professor Fulvio, o principal motivo é o fenômeno La Niña: “Este ano é um ano peculiar porque tem mais entradas de frentes frias, em consequência do fenômeno que acontece no Oceano Pacífico, a La Niña. Este fenômeno diz respeito ao resfriamento das águas do Pacífico, então, automaticamente, a partir da Antártica, começa a ter mais frentes frias e entradas de massa de ar polar, e isso provoca a queda da temperatura.”

O fenômeno La Niña ocorre em intervalos de dois a sete anos, com duração de 9 a 12 meses.

Características do inverno no Vale Rio Doce

As características do inverno no Vale Rio Doce são as mesmas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: pouca chuva, céu claro, grande amplitude térmica, ou seja, tardes quentes e noites e madrugadas frias.

“O nosso inverno tem baixa pluviosidade, as temperaturas são relativamente baixas e o número de manhãs com neblinas é muito comum porque a região leste recebe brisas do Oceano Atlântico. Além disso, a tendência é o ar ficar mais seco, o que provoca problemas respiratórios à saúde humana e a seca da vegetação. Dessa forma, é comum surgirem queimadas, principalmente nos meses de agosto e setembro”, explicou o professor.

Para a valadarense Naiane Santos, o calor de Valadares está fazendo falta, já que é com que os moradores estão acostumados. Já para Janaína Gonçalves, o calor é melhor porque oferece mais facilidade para tomar banho e acordar.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para esta quarta-feira (22), assim como para os dias 23, 24 e 25 de junho, é de céu parcialmente nublado com nevoeiro. Além disso, a previsão para este inverno é: 20 a 40 milímetros de chuva e 20 a 22,5 graus em média de temperatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM