Encontro de prefeitos do Vale do Mucuri discute repactuação do acordo de Mariana

Na última terça-feira (29), o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, reuniu-se com os prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC) em Teófilo Otoni.

O objetivo da reunião era tratar da repactuação do acordo de Mariana, formalizado em 2016 com a mineradora Samarco, suas controladoras Vale e BHP Billiton, com o governo federal e os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os prefeitos solicitaram que haja a destinação de recursos advindos do novo acordo às cidades da região do Vale do Mucuri.

Sobre as demandas apresentadas pelos prefeitos, Jarbas Soares explicou que a repactuação do acordo está acontecendo perante o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux, com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Ainda segundo o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, “o Ministério Público de Minas Gerais defende três aspectos: ressarcimento integral dos atingidos para que possam recuperar a atividade, renda, emprego, resgatando a dignidade deles; a reparação ambiental de forma integral; e que seja possível melhorar toda a Bacia do Rio Doce e, especialmente, recuperar tudo o que foi perdido. E, ainda, que haja a destinação de parte dos recursos a outras regiões do Estado, sobretudo as mais necessitadas”, disse durante o encontro Jarbas Soares. Informações: Ministério Público de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM