[the_ad id="288653"]

Em uma semana, apenas 153 pessoas receberam vacina contra a dengue em GV

Em uma semana apenas 153 pessoas receberam vacina contra a dengue em GV
FOTO: Paulo H. Carvalho /Agência Brasil

GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Valadares informou que a partir desta terça-feira (14), o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue foi ampliado. Agora adolescentes entre 10 e 14 anos poderão receber o imunizante. Anteriormente, a vacinação estava restrita apenas para  crianças de 10 e 11 anos. 

A campanha de vacinação contra a dengue começou na semana passada, no dia 6. De acordo com dados do Setor de Imunização, a adesão no município está muito baixa. Até o momento, apenas 153 pessoas receberam a dose do imunizante. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, neste 1º lote, o município recebeu mais de 15 mil doses do imunizante.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, todas as salas de vacinação em funcionamento em Valadares estarão aptas para aplicar o imunizante. A Sala de Vacinas Central, localizada na Rua São João, funciona das 8h às 18h.

Para receber a vacina, é indispensável a apresentação do cartão de vacinas, do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é importante estar com documento de identificação com foto.

Casos de arboviroses

Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses de Minas Gerais detalham que, até o dia 14 de maio, houve o registro de mais de 17 mil (17.474) casos prováveis de arboviroses no município. Destas notificações, 8.646 são de dengue, 8.795 de chikungunya e 23 de zika.

Além disso, em Valadares houve o registro de 23 mortes suspeitas, sendo 3 com confirmação por chikungunya e duas descartadas (1 por chikungunya e outra por dengue). As demais continuam em investigação e aguardam resultados do laboratório de referência, Funed, de Belo Horizonte. Outro dado importante é que em comparação entre 2023 e 2024, de janeiro até 4 maio, os números de casos prováveis de arboviroses aumentaram 4 vezes mais (300%).

Visitas dos agentes de endemias

A Prefeitura de Valadares, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está realizando o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. As visitas aos imóveis começaram nessa segunda-feira (13) e seguem até sexta-feira (17). O LIRAa tem como objetivo identificar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Os dados coletados auxiliarão na definição de ações estratégicas para o combate ao mosquito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM