O último dia para regularizar pendências com a justiça eleitoral foi bem movimentado no Cartório Eleitoral em Governador Valadares. Nesta quarta-feira (4), a fila de espera para o atendimento se estendeu do lado de fora do local, mesmo com a possibilidade de solicitar a 1ª via, transferir o título ou atualizar os dados cadastrais pela internet, no site Título Net.
“A movimentação é normal, nós já estamos acostumados. Na verdade está até devagar, já teve anos que trabalhamos até meia-noite. Esta movimentação assim acontece muito porque fecha o cadastro e as pessoas procuram a Justiça Eleitoral, hoje principalmente, para poder votar. Então, normalmente eles [os eleitores] querem fazer uma revisão, uma transferência ou um alistamento. A segunda via é possível fazer ainda depois do prazo do dia de hoje”, disse o técnico jurídico do cartório eleitoral de Governador Valadares, Júlio César Rocha.
Quem não se regularizar fica impedido de realizar ações que tenham ligação com os serviços públicos, como: solicitar documento de identidade ou passaporte, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em instituição oficial de ensino. O eleitor que deseja resolver pendências com a Justiça Eleitoral de forma virtual tem até as 23h59 desta quarta-feira (4) para acessar o site.
“Quem perder o prazo hoje só vai conseguir fazer alguma coisa relacionado ao título a partir de novembro, quando reabre o cadastro, logo após a eleição”, explicou o técnico jurídico.