Educação capacita equipes do Sedine da rede estadual para eficiência do Censo Escolar 2022

Qualificação beneficia 104 profissionais que atuam diretamente na coleta de dados 

Profissionais que atuam no Serviço de Documentação e Informação Educacional (Sedine), vinculado à Divisão de Atendimento Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), estão sendo capacitados em Ouro Preto, na região Central do estado. Durante a qualificação, 104 pessoas estão sendo aperfeiçoadas para garantir agilidade e eficiência na coleta de dados do Censo Escolar 2022.

As equipes participantes integram as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Minas e atuam diretamente na coleta do dado com as escolas estaduais. No encontro, que termina nesta quinta-feira (9/6), estão sendo orientados sobre o sistema Educacenso, gestão de usuários, dados, formulários, processos e fluxos do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade).   

O levantamento sobre o Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica: Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional. Esses dados subsidiam políticas públicas para a melhoria da educação e sua realização cumpre a legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

Apoio

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, e o subsecretário de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga, estiveram presentes no encontro nessa quarta-feira (8/6). A participação é mais uma forma de encurtar a comunicação entre a unidade central da SEE e as SREs, além de dar apoio ao planejamento das equipes do Sedine. 

“Em grande medida, foi graças ao trabalho dos Sedines que a Secretaria de Educação passou a ser definitivamente uma rede. Pelo trabalho desenvolvido, conseguimos que as escolas não fossem vistas de forma independente, e que conseguimos avançar nos processos de busca ativa. Que tenhamos cada vez mais orgulho desse trabalho. A gente entregou o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ensino médio da história de Minas Gerais graças, também, a todos vocês”, disse a secretária aos profissionais. 

Retomada

Segundo a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE/MG, Simone Emerick, este é o primeiro evento presencial realizado com a equipe nos últimos dois anos, devido às restrições da pandemia de covid-19 e, agora, há muitas novidades que norteiam a agilidade e eficiência do processo.  

“Nesses dois anos tivemos mudanças significativas tanto no processo do Censo internamente, na Secretaria de Educação, com um olhar diferenciado sobre a produção do dado, assim como novidades no Censo principalmente relacionado às coletas dos itinerários formativos e das parcerias dos estados com as instituições de ensino filantrópicas e privadas”, diz Simone. Ela ressalta, ainda, a responsabilidade das informações. 

“O Censo Escolar é significativamente relevante porque vai subsidiar novas políticas públicas e, inclusive, as que já estão estabelecidas, como a merenda escolar, o programa de transporte escolar, livros didáticos, entre tantas outras situações que levam em consideração esses dados que a gente produz. A partir dessa capacitação, eles serão multiplicadores desse conhecimento nas suas regionais e no atendimento às suas escolas”, conclui a superintendente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM