Campanha Eleições Sustentáveis incentiva a destinação das sobras de campanha para cooperativas de reciclagem
Após a realização do 1º turno das eleições no dia 2 de outubro, os materiais utilizados nas campanhas dos candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal e estadual não têm mais utilidade e serão descartados.
Para que bandeiras, folhetos, santinhos e outros materiais tenham uma destinação correta, o TRE-MG lançou, em setembro de 2022, a terceira edição da campanha Eleições Sustentáveis. O objetivo é sensibilizar e incentivar candidatas, candidatos, partidos políticos, coligações e federações a entregar as sobras de materiais de campanha a associações e cooperativas de reciclagem. A campanha também previa que o TRE-MG encaminhasse para as organizações o material de propaganda eleitoral irregular apreendido e não reavido pelos interessados no prazo determinado.
São 191 as associações e cooperativas participantes da ação. As doações podiam ser feitas ainda durante o período eleitoral ou após o dia da eleição.
Como há organizações que só reciclam determinado tipo de material, é importante que seja feito um contato prévio com a cooperativa ou associação participante, para saber se ela recebe o material que se pretende descartar e se há orientações quanto à forma de acondicionamento e entrega.
No site do TRE-MG, na página da campanha Eleições Sustentáveis, há orientações para os candidatos e partidos, lista das cooperativas participantes e informações sobre os tipos de materiais que poderão ser encaminhados.
Até o momento, já foram recolhidas pelas cooperativas e associações de reciclagem em torno de seis toneladas de material. Além do descarte correto e redução da poluição gerada no período, essa ação ajuda e valoriza o trabalho realizado por pessoas que integram essas organizações de reciclagem.
A campanha Eleições Sustentáveis teve sua primeira edição em 2018, quando foram entregues mais de 11 toneladas de material de propaganda às cooperativas e associações de reciclagem de dez municípios mineiros. Na campanha de 2020, foram recolhidos em torno de 28 toneladas de material em 21 municípios mineiros. TRE-MG