Desenvolvimento econômico é tema de encontro da Associação Mineira de Municípios em Valadares

O encontro macrorregional aconteceu na manhã desta terça-feira (17) e reuniu 25 representantes municipais, além de servidores e palestrantes

“No Senado Federal, numa união da bancada, num momento histórico, depois de mais de 15 anos que dormitava a inclusão desta região na área da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), nós conseguimos tirar esta PEC, aprovamos ela, incluindo os 81 municípios do Vale do Rio Doce na área da Sudene”, celebrou o senador do Estado de Minas Gerais, Alexandre Silveira (PSD).

O senador Alexandre Silveira compareceu no encontro macrorregional da AMM e falou sobre estratégias de desenvolvimento. | FOTO: DRD/TV Leste

A entrevista nos foi concedida durante o encontro macrorregional da Associação Mineira de Municípios (AMM). O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no auditório de um colégio particular, em Valadares. Desse modo, estiveram presentes, na ocasião, representantes municipais, além de servidores e palestrantes.

A abertura da solenidade ficou por conta da Banda Lira 30 de Janeiro. | FOTO: DRD/TV Leste

Melhoria para a vida dos munícipes

Mediante a inclusão dos municípios do Vale do Rio Doce na Sudene, o senador acredita que haverá uma melhora significativa na vida das pessoas. Então ao ser questionado sobre quais melhorias o projeto trará, ele afirma:

“A fomentação no emprego e renda. Nós sabemos dos subsídios para implementação de empresas, juros mais módicos, para que as empresas possam vir, se desenvolver, de forma mais veloz e com mais vigor é fundamental. Só se faz justiça social de forma consistente num país, com geração de emprego e renda. Sem esquecer que nós vivemos, infelizmente, um momento de inflação muito alta, aumento de preço do combustível, impactando muito fortemente o preço do alimento e aumentando o fosso da desigualdade social. Precisamos trabalhar, trabalhar e trabalhar muito!“, enfatizou Silveira.

Portanto acerca da implementação do Banco do Nordeste em Valadares e região, Alexandre Silveira assegura que falta pouco. “Queremos, em poucos dias, estarmos, aqui, já implantando as agências do Banco do Nordeste, o que fomenta a região. Os estudos estão sendo feitos, estão sendo olhados, inclusive, imóveis para implantação das agências”, conclui o senador.

Renda per capita atual de Valadares é baixa

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Municipal, Beatriz Almeida, embora Valadares seja conhecida como uma cidade “jovem” e com muitos potenciais, a renda atual do município não corresponde.

“A gente identifica que o município de Governador Valadares tem várias potencialidades, porém é um município pobre. Tem uma renda per capita baixa em relação a outros municípios de Minas. Precisamos encontrar soluções para isso. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento de Ciências, Tecnologia e Inovação, a gente construiu um plano de desenvolvimento econômico para mudar esta realidade”, esclarece a secretária.

Segundo Beatriz Almeida, renda atual de Valadares é baixa. | FOTO: DRD/ TV Leste

Então diante das dificuldades apontadas, a secretaria deu início ao projeto Acelera Valadares. Segundo Beatriz Almeida, o projeto possui 3 eixos: negócios, trabalho e inovação:

“Nesses 3 eixos, estabelecemos indicadores para a gente alcançar mais negócios, mais trabalho e mais inovação. Dentro do ‘mais negócios’, a gente tem a linha de atração de investimentos; do mais trabalho, a gente tem a parte de conexão entre pessoas buscando emprego e empresas ofertando vagas, além da qualificação direcionada desses trabalhadores para atender as vagas disponíveis; e dentro do mais inovação, a gente pode ser um polo de tecnologia, com o Parque Tecnológico e leis de incentivo à inovação”, pontua.

Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local – ISDEL

Entretanto mesmo com o atual registro de baixa renda per capita, Valadares mantém posição de destaque nos indicadores quando o assunto é desenvolvimento, conforme o ISDEL. E para falar sobre isso, o gerente de inteligência empresarial do Sebrae, Felipe Brandão de Melo, também marcou presença no encontro. Dessa forma, Melo explicou aos representantes municipais sobre o funcionamento do ISDEL, bem como os diagnósticos que o sistema já apresenta.

“Na avaliação das regiões do Vale do Aço e Vale do Rio Doce, temos destaque para Governador Valadares, Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano. Estas cidades apresentam os maiores índices de desenvolvimento. Inclusive, Valadares e Ipatinga estão entre as 20 maiores cidades de Minas Gerais pelo indicador do ISDEL. Então isso é um ponto a se observar na dinâmica de desenvolvimento da região” , ressalta Felipe Brandão de Melo.

Felipe Brandão de Melo ministrou uma palestra sobre o funcionamento do ISDEL. | FOTO: DRD/ TV Leste

Assim sendo, o gerente de inteligência empresarial esclarece que o índice criado pelo Sebrae identifica pontos fortes e também frágeis do município. “O índice que foi criado permite que o município possa se avaliar e se comparar, seja com a média do Estado, seja com outro município, população ou PIB semelhante. Permite que o município possa enxergar onde estão as suas fraquezas e onde estão as vantagens que ele pode aproveitar para criar um plano de desenvolvimento”, detalhou.

Representantes

De acordo com o prefeito de Resplendor e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), Diogo Scarabelli, o encontro de hoje representa possibilidade de inovação para os municípios.“Sem dúvida nenhuma. Estes eventos são muito importantes, principalmente num ambiente pós-pandemia, que nós ficamos muito privados de ter este encontro. Neste momento é que a gente consegue encontrar ambientes favoráveis para negócios, para ideias novas. Isso é fundamental”, comenta.

Prefeito de Resplendor e presidente da Ardoce, Diogo Scarabelli. | FOTO: DRD/ TV Leste

Além disso, quem também expressou sua satisfação com a realização do encontro foi o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Gilvan Lacerda. “Este é um movimento que a AMM faz junto com o Sebrae para alavancar o desenvolvimento local. O nosso objetivo é capacitar a gestão pública e, em contrapartida, fomentar o empreendedorismo, auxiliar o empreendedor e despertar novas vocações empreendedoras. Cada região do Estado tem uma vocação, cada região tem uma tendência empreendedora”, disse o presidente.

Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Gilvan Lacerda. | FOTO: DRD/ TV Leste

Parceria do Sebrae com a AMM

Aliás o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz, aproveitou a ocasião para dar destaque à parceria do Sebrae com a AMM. “O Sebrae é muito conhecido pelo trabalho de apoio aos pequenos negócios. E a gente continua fazendo cursos, palestras, treinamentos, capacitações. Mas a gente também tem uma abordagem de desenvolvimento econômico”, salientou o diretor.

Diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz. | FOTO: DRD/ TV Leste

Por fim, o prefeito de Coronel Fabriciano e presidente eleito da AMM, Marcus Vinicius (PSDB), falou sobre a primeira vez que a associação terá como representante um gestor do Leste mineiro, em 70 anos de história:

Marcus Vinicius em conversa com o senador Alexandre Silveira. | FOTO: DRD/ TV Leste

Assista também à entrevista coletiva com o prefeito de Valadares, André Merlo, durante o encontro da macrorregião da AMM, na manhã desta terça-feira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM