Nesta quarta-feira (1º), os deputados eleitos de Valadares tomam posse para o mandato dos próximos quatro anos. Enes Cândido (PMN) e Coronel Sandro (PL) serão empossados como deputados estaduais; Hercílio Coelho Diniz (MDB), Euclydes Pettersen (Republicanos) e Leonardo Monteiro (PT) como federais.
Os deputados estaduais participarão da solenidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir das 14h. A reunião preparatória também marca o início da 20ª Legislatura da ALMG. O termo é utilizado para designar o período de quatro anos do mandato parlamentar.
Além disso, logo após a posse dos deputados, será realizada a eleição da nova Mesa Diretora da ALMG para o biênio 2023-2025.
Já a solenidade da Câmara dos Deputados será às 10h, no Plenário, em Brasília. A sessão preparatória marca a 57ª legislatura.
Deputados prometem melhorias no desenvolvimento da cidade
O DIÁRIO DO RIO DOCE entrevistou os deputados para saber quais são os principais projetos para os mandatos. Os deputados federais citaram a duplicação da BR-381 e a consolidação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em Valadares como projetos a serem concluídos nos próximos anos.
“Vamos buscar alternativas para a duplicação da BR-381 e a construção de novas ferrovias que contam com estudos já bem avançados pela Petrocity. Além de somar esforços junto ao governo federal para viabilizar a implantação do gasoduto até Valadares e outras iniciativas que fomentem o desenvolvimento da cidade”, afirmou o deputado Hercílio Diniz.
Na mesma linha segue o deputado Euclydes Pettersen. “A duplicação da ponte do São Raimundo, a finalização do novo Hospital Regional e o fortalecimento da Sudene são um dos principais projetos. Desejamos atrair grandes indústrias e gerar renda e emprego em Valadares”, disse.
Monteiro também destacou o investimento na educação e a possibilidade de emancipação do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).
“Quero fortalecer o nosso campus da universidade federal aqui, transformá-lo numa Universidade Federal do Vale do Rio Doce, com sede em Valadares. Para que a gente possa ter uma instituição acadêmica universitária, contribuindo com o desenvolvimento do Vale do Rio Doce. Valadares é a nossa capital do Vale. Quero contribuir com o nosso Instituto Federal, para capacitar a mão de obra, a nossa juventude, preparar a mão de obra do mercado de trabalho de Valadares”, afirmou Leonardo Monteiro.
Já de acordo com os deputados estaduais Enes Cândido (PMN) e Coronel Sandro (PL), Valadares é uma cidade estruturada, mas pode melhorar muito nesses próximos quatro anos.
“Temos o contexto de uma cidade que está estruturada, bem administrada e preparada para os desafios que temos pela frente, que não serão poucos. O meu desejo para os próximos quatro anos é que Valadares não saia dos trilhos, que a população tenha os melhores cuidados com a saúde, com a educação e com a infraestrutura”, disse Enes Cândido.
“Que os serviços ofertados sejam muito melhores nesses quatro anos do que foram nos anos anteriores, esse é o meu compromisso e desejo. Como parlamentar eleito vou contribuir para isso, vou dedicar todos os esforços para que Valadares seja plenamente atendida em todos os seus pleitos. Principalmente nos serviços de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública”, acrescentou o deputado Coronel Sandro.