Monteiro quer alavancar projetos para a região com governo Lula

FOTO: Pablo Valadares

Deputado Leonardo Monteiro propõe melhorias na ponte do São Raimundo e no desenvolvimento econômico de Valadares e região

O deputado federal Leonardo Monteiro (PT) esteve na redação do DIÁRIO DO RIO DOCE e falou sobre propostas já estabelecidas para este mandato. O deputado, que é natural de Governador Valadares e toma posse do cargo no dia 1º de fevereiro, conquistou 81.008 votos, por isso, aproveitou a oportunidade para agradecer à população valadarense. “Quero agradecer a votação importante que tive no estado de Minas Gerais, sobretudo, em Valadares. É aqui que eu nasci, cresci, estudei, trabalhei e fui vereador. Sempre dá um impulso muito importante para minha eleição de deputado federal”, disse.

Como principais objetivos deste mandato, Leonardo Monteiro citou prioridades referentes a Valadares e região. Os principais objetivos, de acordo com o deputado, são a melhoria do tráfego na ponte do São Raimundo, a consolidação da Sudene no município, a entrega do Hospital Regional e a capacitação de estudantes por meio de uma universidade que pertença ao Vale do Rio Doce, com a possibilidade de emancipação do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

“Quero fortalecer o nosso campus da universidade federal aqui, transformá-lo numa Universidade Federal do Vale do Rio Doce, com sede em Valadares. Para que a gente possa ter uma instituição acadêmica universitária, contribuindo com o desenvolvimento do Vale do Rio Doce. Valadares é a nossa capital do Vale. Quero contribuir com o nosso Instituto Federal, para capacitar a mão de obra, a nossa juventude, preparar a mão de obra do mercado de trabalho de Valadares”, afirma.

Um novo tempo para a economia na cidade e no campo

Para contribuir com o desenvolvimento econômico de Valadares e região, o deputado acredita ser fundamental implantar definitivamente a Sudene no município. O que, aliás, para ele, marca o início de uma nova história para a economia local. “Sou autor do projeto de lei que criou a Sudene. Tramitou vários anos no Congresso Nacional. Em 2017 conseguimos aprovar na Câmara dos Deputados, depois no Senado, e agora é lei. Com a Sudene aqui na região, nós vamos ter de quatro a cinco agências do Banco do Nordeste: uma em Mantena, possivelmente uma em Aimorés, Guanhães, Inhapim e Valadares, para estimular a geração de emprego, fortalecer a possibilidade de instalação de grandes empresas aqui na região. Hoje, como Valadares está na Sudene, se uma empresa quiser se instalar aqui, ela terá dez anos de desconto de 75% do Imposto de Renda. Isso é muita coisa”, avalia.

Além do avanço na geração de renda da cidade, Leonardo Monteiro apresentou soluções para quem sobrevive do trabalho no campo. “O Agroamigo é uma espécie de financiamento específico para a agricultura familiar, com juros baixinhos e pagamento em longo prazo, para estimular a agricultura na nossa região. E já tem, inclusive, vários agricultores aproveitando e implementando esse programa. Nosso mandato também tem esse desafio, que é tentar fazer com que as pessoas saibam que nós estamos na Sudene e que isso é um novo tempo para Valadares”, reforça o deputado.

Eco Rio Minas apresentará projeto de nova ponte no São Raimundo

As constantes reclamações sobre a estrutura da ponte que dá acesso aos bairros Vila Isa, São Raimundo e Ipê também são prioridade para o deputado federal. Aliás, Leonardo Monteiro enfatiza que gostaria de ver o início das obras o quanto antes e, por isso, já começou a fazer contatos. “A gente sabe que Valadares cresceu muito naquela direção e o tráfego aumentou de forma exagerada. É uma necessidade, uma obra que, além de ter aspecto social, para aliviar o ir e vir das pessoas, tem um aspecto econômico. Naquela região tem um grande hospital, uma UPA, Corpo de Bombeiros, indústrias de porte médio… Então a construção da ponte virou uma prioridade. Tenho feito contato desde o final do ano com a empresa que é concessionária, hoje, da BR-116, a Eco Rio Minas”, destacou.

Ainda de acordo com Leonardo Monteiro, o projeto já está em andamento e a expectativa é que o plano arquitetônico da ponte fique pronto até o final deste ano. O início das obras está previsto para o ano que vem.

Por fim, ao comentar sobre os últimos acontecimentos no Congresso Nacional, Leonardo Monteiro lamentou e deixou a seus eleitores e toda a população um comunicado a favor da democracia. “A gente precisa ser mais tolerante entre nós. Esse é o grande valor da democracia. Democracia é o fato de disputarmos, um ganhar e o outro perder. E esperar quatro anos e disputar de novo! Essa é a grande virtude da democracia”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM