Câmara dos Deputados e Senado realizam solenidade de posse e eleições nesta quarta

FOTO: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (1º), a Câmara dos Deputados realiza duas sessões preparatórias para o início da 57ª legislatura. Às 10h acontece a solenidade da posse dos 513 deputados federais e às 16h30 será realizada a eleição dos 11 cargos da mesa diretora.  

A primeira votação é para presidente, passando pelos dois vices, quatro secretários e quatro suplentes. Os mandatos são de dois anos. Há dois candidatos para a presidência da Câmara dos Deputados, o atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), e Chico Alencar (PSOL-RJ).

A expectativa é que Lira seja reeleito com quase 90% dos votos, podendo ser uma votação recorde. O deputado tem o apoio de 20 partidos e 496 deputados. Contudo esses números são apenas projeções, visto que o voto na Câmara é secreto.

Mas para ser eleito presidente da Câmara no primeiro turno, o candidato precisa ter pelo menos 257 votos. Já se houver 2 turno vence quem tiver mais votos. 

Ainda é possível que haja outro candidato além de Lira e Alencar, porque as candidaturas vão até as 15h30 desta quarta (1º).

Eleições no Senado

A posse dos 27 senadores eleitos será às 15h, no Plenário. Logo em seguida terá a eleição para mesa diretora. Se houver a concordância de pelo menos um terço dos senadores (27), ainda na quarta-feira (1º) serão escolhidos os demais membros. Sem o acordo, a eleição ficará para uma nova reunião preparatória prevista para quinta-feira (2), às 10h.

A mesa diretora do Senado é composta por presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Os mandatos também são de dois anos.

Os candidatos à presidência são o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD), Rogério Marinho (PL) e Eduardo Girão (Podemos). O favorito para ganhar a eleição é Pacheco. O político conta com o apoio de 40 senadores, já Rogério com apoio de 23 senadores e Girão somente do próprio partido. Mas para ser eleito é preciso ter pelo menos 41 votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ministro Alexandre de Moraes manda soltar Mauro Cid

🔊 Clique e ouça a notícia Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro está preso desde março BRASÍLIA – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira