Deputados comentam resultados de Valadares no Ranking de Competitividade

FOTO: Arquivo DRD / Antônio Cota

Leonardo Monteiro (PT) e Enes Cândido (PP) complementam avaliações anteriores e apresentam ações de melhoria

Nas últimas edições, o DIÁRIO DO RIO DOCE apresentou os resultados de Valadares no Ranking de Competitividade de Estados e Municípios de 2022. A cada semana, diferentes representantes de Valadares foram entrevistados acerca do tema.

A primeira análise do relatório foi realizada pela secretária municipal de Desenvolvimento e Inovação, Beatriz Almeida. Na sequência, o DRD entrevistou os vereadores Jamir Calili Ribeiro (Podemos) e Maurício Dutra (MDB).

Nesta semana, o deputado federal Leonardo Monteiro (PT) e o deputado estadual Enes Cândido (PP) comentaram os principais dados do relatório. Desse modo, os deputados complementam as avaliações anteriores e apresentam ações de melhoria.

O Ranking de Competitividade dos Estados de 2022 é um estudo em que, nesta edição, participaram 415 municípios do Brasil. Os municípios em questão têm uma população superior a 80 mil habitantes. Entre esses, está Governador Valadares. Segundo o relatório, a soma populacional das cidades avaliadas corresponde a 59,96% da população brasileira (127,91 milhões de habitantes).

Ainda conforme o relatório da pesquisa, Governador Valadares ocupa a 214ª posição entre os municípios do Brasil e a 134ª posição do ranking na categoria de municípios do Sudeste. Enquanto na categoria de municípios mineiros, a cidade está em 34ª lugar.

A avaliação é dividida em três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia. Desse modo, cada dimensão engloba diversos pilares que fazem um município funcionar. Na dimensão Instituições, está a sustentabilidade fiscal [equilíbrio da dívida pública]; na dimensão Sociedade estão a qualidade de vida, o acesso à educação, o saneamento básico e o meio ambiente. Já na dimensão Economia, considera-se a inserção econômica (geração e formalização de empregos), inovação e dinamismo econômico (crescimento da renda média do trabalho formal, PIB per capita e crédito per capita) e, por fim, o capital humano.

Comentando o ranking

A secretária Beatriz Almeida pontuou que Valadares decresceu na dimensão Economia, caindo em 10 posições no indicador ‘inserção econômica’. Esse indicador se refere à geração de empregos formais. Mas, em contrapartida, a pesquisa mostra que a cidade melhorou a renda média dos empregos formais, subindo 66 posições.

Na semana passada, o vereador Jamir Calili expôs que o motivo para resultados tão diferentes dentro de uma mesma dimensão é a redução de empregos formais com salários baixos, além da emigração de valadarenses. “É um fato notório que uma parte considerável da população economicamente ativa mais jovem emigrou nos últimos anos. O que fez com que a mão de obra para empregos formais de baixa remuneração ficasse sem ocupação, ao mesmo tempo em que a renda média formal aumentava por conta da saída desse contingente de pessoas do cálculo”, afirma.

Em entrevista ao DRD, Leonardo Monteiro fala sobre a realidade exposta por Jamir Calili em relação à emigração. De acordo com o deputado federal, Valadares vem enfrentando, de fato, um cenário complexo, o que ele mesmo define como ‘processo de empobrecimento’.

“A nossa cidade, Valadares, e a região Leste, vêm num processo de empobrecimento já há alguns anos. Tem a questão ambiental, que a nossa região está muito prejudicada, o ataque ao rio Doce… Então é uma região que vem sofrendo um processo de perda de população”, pontua Leonardo Monteiro.

O deputado, no entanto, aborda pontos que afirma serem positivos no enfrentamento a essas dificuldades. Como exemplo, Leonardo Monteiro cita a implementação de instituições federais na cidade. “Nós temos feito algumas intervenções que considero positivas. A instituição da universidade federal, com o campus em Governador Valadares, já tem dez cursos funcionando. São mais de três mil alunos e em torno de quinhentos profissionais, entre professores e técnicos. Então se tem um orçamento forte do Governo Federal em Valadares. Temos que trabalhar, agora, para transformá-la na universidade federal do Vale do Rio Doce, além de ter uma sede própria”, detalha Leonardo Monteiro.

Deputado Federal Leonardo Monteiro (PT) – FOTO: Divulgação

Além da entrada de orçamento do Governo Federal em Valadares, outra vantagem apontada por Leonardo Monteiro é o incentivo à qualificação profissional. O deputado acredita que, potencializando as instituições federais de ensino, haverá mão de obra qualificada na cidade e, dessa forma, a melhoria do cenário de empregabilidade em Valadares. “O Instituto Federal é uma escola técnica federal para poder capacitar, formar mão de obra para o setor produtivo da nossa cidade e da nossa região”, acrescenta.

Outro motivo de entusiasmo para a cidade, conforme o deputado, é a inauguração da agência local do Banco do Nordeste. Segundo Leonardo Monteiro, a agência, conquistada após a inclusão de Governador Valadares na área da Sudene, será aberta no mês de agosto deste ano. “O banco é, sem dúvida nenhuma, um indutor do desenvolvimento, para contrapor essa situação em que nós estamos”, afirma.

Mas na contramão das adversidades econômicas, Valadares se destacou de forma positiva nas dimensões Sociedade e Instituições do ranking. De acordo com Beatriz Almeida, o município alavancou 73 posições na qualidade ‘Saúde’ e subiu 13 posições na qualidade ‘Educação’.

Inclusão na área da Sudene


Em concordância com a visão de Leonardo Monteiro, o deputado estadual Enes Cândido também associa os avanços à inclusão de Valadares na área da Sudene e ao ensino das faculdades. Sobretudo Enes Cândido destaca a atuação dos cursos de Medicina em Valadares. Além disso, o deputado enaltece características da cidade que a tornam relevante frente a outros municípios.

“Governador Valadares está no centro de uma macrorregião, com um hospital de grande porte, um hospital filantrópico bem posicionado em alta complexidade e uma rede de saúde suplementar muito grande. E com duas faculdades de Medicina, particular e federal, que é uma extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além da Univale. Essas duas faculdades, com as demais faculdades de outras especialidades também, juntam-se a esse polo educacional e de saúde”, avalia Enes Cândido.

Deputado Estadual Enes Cândido – FOTO: Clarissa Barçante

Além disso, o deputado estadual espera que, mediante a expansão dos serviços de saúde, o município atraia investimentos. “Com a vinda do novo Hospital Regional, aumenta-se a capacidade instalada da saúde de Governador Valadares, trazendo mais investimentos de clínicas especializadas vinculadas ao serviço que será prestado”, indica.

Ainda segundo Enes Cândido, a expectativa é que o município consiga se firmar como polo em Educação e Saúde dentro de dois a três anos. “O conjunto de tudo isso: creio que nos próximos vinte e quatro a trinta e seis meses, Valadares vai, de fato, se tornar um polo educacional e de saúde na região Leste, no Vale do Rio Doce. Não deixando a desejar para nenhuma outra região de Minas Gerais”, diz o deputado.

Por fim, ambos reforçam a necessidade do trabalho sério por parte dos políticos que defendem Valadares. “Esse é meu papel, fazer essa interlocução junto ao Governo do Estado, à Assembleia Legislativa, ao município”, ressalta Enes Cândido. “É necessário a gente aproveitar nossos mandatos, tanto eu como os outros deputados que temos na cidade, para trabalharmos juntos com as instituições que temos”, finaliza Leonardo Monteiro.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ministro Alexandre de Moraes manda soltar Mauro Cid

🔊 Clique e ouça a notícia Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro está preso desde março BRASÍLIA – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

🔊 Clique e ouça a notícia ‘Não haverá desoneração para favorecer os mais ricos’, diz presidente BRASÍLIA – Nessa quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São