Qualquer pessoa pode registrar boletim de ocorrência na plataforma; outros canais também estão disponíveis para a população
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lançou a Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, com um vídeo institucional, em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado ontem, 10 de dezembro.
A produção audiovisual apresenta à população os canais disponíveis para denúncias de violência doméstica contra mulheres, pessoas idosas, crianças e adolescentes e pessoas com deficiência.
Agora, qualquer pessoa pode registrar um boletim de ocorrência em Minas por meio da Delegacia Virtual, nos casos de violações de direitos. O vídeo aponta, também, outros canais disponíveis à população, como o Disque 180, a Central de Atendimento à Mulher; o Disque 190, para acionar a Polícia Militar em casos de urgência, e o Disque 100, para violações de direitos humanos.
Delegacia Virtual
Por meio do site da Delegacia Virtual, é possível solicitar medidas protetivas e denunciar casos de violência psicológica, física ou qualquer outro tipo de conduta que viole direitos desses segmentos. O acesso é fácil, seguro e pode ser feito sem que as pessoas em situação de violência tenham que se deslocar até uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência, evitando-se também, desse modo, a propagação da Covid-19.
Vídeo
O material foi produzido por meio da Secretaria Geral, com recursos de emenda parlamentar, e contou com a participação efetiva da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Subsecretaria de Direitos Humanos da Sedese na sua elaboração.