Dentistas e ASB da rede municipal de saúde participam de curso de comunicação

Evento reuniu dezenas de profissionais na manhã desta sexta-feira, no auditório da Prefeitura

Os dentistas não cuidam apenas dos dentes, língua, gengiva, mordida e articulação da mandíbula. Eles precisam enxergar seus pacientes como um todo; levando em consideração o psicológico de cada um, visto que os problemas bucais afetam tanto a autoestima quanto a saúde das pessoas.

A fim de tornar os atendimentos na rede municipal de saúde mais humanizados, os profissionais dessa área (dentistas e auxiliares de saúde bucal – ASB) participaram de um treinamento sobre comunicação na manhã desta sexta-feira (9). Com o nome “Habilidades da Comunicação: o diferencial humano”, o encontro, realizado no auditório Luiz Franco, no 5º andar da Prefeitura, proporcionou aprendizado, troca de experiências, bem como esclarecimentos de dúvidas e momentos de interação entre o público e o instrutor da Universidade Corporativa da Caixa Econômica Federal, Cornélio Martins Salazar Júnior.

De acordo com dados fornecidos por Salazar, as palavras representam apenas 7% do processo de comunicação. Os outros 38% estão relacionados ao sabor que damos às palavras e 55% remetem aos gestos que emitimos ao nos comunicarmos.

Na ocasião foram abordadas também sobre os dois modelos mentais (fixo e de crescimento), diferença entre valor e preço; as três necessidades básicas do ser humano: ter direito de errar; necessidade de fazer parte e de ser ouvido na essência, dentre outros tópicos. 

“A ideia é fazer com que os participantes entendam que comunicar é bem mais do que utilizar palavras. Comunicação envolve empatia; diálogo; observação do que o outro quer dizer através dos gestos, do sorriso, da dor, da lágrima etc.; é se colocar no lugar do outro; tratar todos igualmente; fazer com que o outro se sinta incluído e ouvido na essência. Na prática, queremos que os profissionais se relacionem melhor internamente, no ambiente de trabalho e também com os pacientes. Porque, assim, eles têm mais motivação para trabalhar”, explicou o instrutor.

Para a ASB da Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Rita II, Alice Ane Gomes, o treinamento foi fundamental tanto para o desenvolvimento pessoal como profissional. “Esse encontro foi tão bom, que nem deveria acabar! E veio para acrescentar, não só na profissão, como no meu dia a dia e nessa pandemia. Conhecimento que vou levar para a vida. Muitas vezes as pessoas chegam inseguras ou com medo lá no consultório porque já têm trauma de dentista, e precisamos passar tranquilidade para elas, fazer com que se sintam acolhidas. Diante disso, espero transformar todo esse aprendizado em um melhor atendimento à comunidade”, contou ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

PM apreende adolescente e recupera celular roubado

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na manhã dessa quinta-feira (30), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apreendeu um adolescente envolvido em um roubo e conseguiu