[the_ad id="288653"]

Democrata encara o Santa Cruz na estreia da Copa do Brasil

FOTO: Fred Seixas

As lembranças do confronto entre as equipes só favorecem o time valadarense

O Democrata estreia na Copa do Brasil nesta terça-feira (28), às 19h30, enfrentando o Santa Cruz-PE. A partida será realizada no Estádio José Mammoud Abbas, o Mamudão, em Valadares. Após 27 anos, o time do interior mineiro volta a enfrentar o tricolor pernambucano.

A primeira fase da competição será definida em confrontos únicos e, por essa razão, qualquer erro pode significar o adeus ao tão sonhado prosseguimento para a segunda etapa. De acordo com o treinador da Pantera, Paulo Schardong, o equilíbrio pode ser crucial para definir o resultado e a partida deve ser encarada como o jogo da vida para os atletas.

“Vamos pegar um time muito tradicional do futebol brasileiro. O treinador deles é um grande profissional e já nos enfrentamos. Eu acho que o Democrata, apesar do desgaste físico, é muito forte, sabe jogar dentro de casa, e eles [Santa Cruz] também virão com um certo desgaste. Vamos ter que achar um equilíbrio de um lado e de outro para jogarmos o jogo das nossas vidas e passar de fase”, analisa.

Ainda segundo o treinador da Pantera, foi necessário que a diretoria se reunisse para criar uma programação de preparo físico para a partida contra o Santa Cruz. “Fizemos uma reunião para definir toda a logística de como vamos trabalhar. O calendário vai ficar mais apertado do que já está, a cada três dias vamos jogar e precisamos ter uma logística muito boa para termos todo mundo com ritmo de jogo e descansado”, explica Schardong.

Histórico a favor da Pantera

Apesar das duas equipes viverem em contextos completamente opostos atualmente, o Democrata terá um tabu a manter contra o Santa Cruz. As equipes se enfrentaram pela primeira vez em 1994 e a Pantera terá a chance de ampliar a sequência de quatro jogos sem perder para a Cobra Coral.

Os quatro confrontos contra o tricolor pernambucano aconteceram quando o alvinegro valadarense vivia a melhor fase da sua história. Em 1994, a Pantera conquistou uma vaga para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro e deu início, então, à série de invencibilidade diante do adversário.

Naquela temporada foram dois duelos: derrota tricolor em casa, em Recife, por 2 a 1, e empate sem gols no jogo de volta. O Democrata vinha de uma campanha ruim na segunda divisão e acabou conseguindo se salvar na competição ao segurar o resultado dentro de casa, no Mamudão.

Com a permanência na Série B, a Pantera viajou novamente até Recife e conquistou um empate por 2 a 2 contra a Cobra Coral. Na volta para Valadares, a partida terminou em 1 a 0 para o alvinegro do interior mineiro. Vale ressaltar que, somando as duas temporadas na segunda divisão, as duas vitórias contra o Santa Cruz foram as únicas conquistadas pelo Democrata durante a segundona.

Histórico de confrontos

16/08/1994 – Santa Cruz 1 x 2 Democrata (Série B)
21/08/1994 – Democrata 0 x 0 Santa Cruz (Série B)
13/08/1995 – Santa Cruz 2 x 2 Democrata (Série B)
30/08/1995 – Democrata 1 x 0 Santa Cruz (Série B)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM