GOVERNADOR VALADARES – A Cemig informou nesta terça-feira (23) que já restabeleceu o fornecimento de energia para 99% dos clientes afetados pela tempestade de sábado (20) em Governador Valadares.
As equipes da empresa atenderam mais de 1.900 serviços de falta de energia na cidade desde o início da tempestade até a manhã desta terça-feira (23). Ainda de acordo com a Cemig, no momento, restam apenas os serviços mais complexos que exigem recomposição de rede elétrica e substituição de postes. Ou seja, trabalhos que exigem equipes especializadas, cujo restabelecimento leva mais tempo. A previsão é de que o fornecimento seja normalizado na cidade até quarta-feira (24).
A tempestade causou danos em diversas partes da cidade. Inclusive queda de árvores, postes e outros equipamentos públicos. A Cemig também registrou danos em sua rede elétrica, com a interrupção do fornecimento de energia em alguns bairros.
Prefeitura e Cemig
Ainda mais cedo, nesta terça-feira (23), ao lado do prefeito de Governador Valadares, André Merlo (União Brasil), Ernando Braga, superintendente da Cemig, já havia informado que 95% dos clientes da Companhia no município tiveram o fornecimento de energia elétrica restabelecido. O anúncio foi divulgado na tarde desta terça (23) nas redes sociais da Prefeitura de Valadares.
Segundo o superintendente da Cemig, mais de 500 profissionais da empresa estão atuando no restabelecimento da energia elétrica em Governador Valadares desde o último sábado (20). Na ocasião uma forte tempestade atingiu a cidade. “Esperamos aí nas próximas 24 horas chegar em um patamar mínimo de cliente interrompido [o fornecimento de energia]”, disse Ernando Braga.
Além disso, o encontro entre o Governo Municipal e representantes da Cemig marcou o anúncio de uma proposta de parceria entre as duas instituições. O assunto em questão trata-se das podas de árvores. “A Prefeitura neste momento estará com um apoio com a gente, com uma parceria, para gente fazer um estudo de manejo das árvores que estão aqui ao redor da cidade. Árvores que têm intervenção com a rede é muito importante para a gente realizar o diagnóstico. Preparar o desligamento para que a gente possa suprimir e substituir essas árvores”, informou o superintendente da Cemig.
Manutenção nas redes
Na segunda-feira (22), durante a reunião do Sistema de Comando em Operações (SCO), a Cemig informou que tinha resolvido 90% dos casos de desabastecimento de energia. De acordo com a Companhia, os bairros mais prejudicados foram Centro, Lourdes e Vila Bretas. Apesar disso, ainda há reclamações de moradores de outros bairros que até o momento estão sem energia em casa.