Curso sobre nacionalismo na língua portuguesa

Em comemoração ao Bicentenário da Independência, embaixadas oferecem curso on-line “200 anos de Nacionalismo Literário no Brasil”

Para comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil, embaixadas e consulados nas cidades de Maputo, Varsóvia, Helsinque, Santiago, São José, Seul, Tóquio, Assunção, Cantão, Madri e Barcelona convidaram leitores, professores e intelectuais locais para ministrarem o curso online “200 anos de Nacionalismo Literário no Brasil”, inteiramente gratuito e aberto ao público. O público-alvo é amplo, consistindo desde alunos dos centros culturais e dos leitorados a professores locais de língua portuguesa e de literatura brasileira, filólogos, escritores, editores, brasilianistas, membros da comunidade brasileira e outros interessados.

Sob a coordenação pedagógica do Prof. Dr. Alexandre Pilati, o curso contará com sete aulas baseadas em artigos, excertos e seletas de poemas de escritores brasileiros tão importantes quanto Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Machado de Assis, José de Alencar, Maria Firmina dos Reis e Mário de Andrade.

Como o nacionalismo tem se refletido em nossa literatura ao longo dos últimos 200 anos? O que a brasilidade traz de diferente ao processo criativo de escrever? Como outras culturas abordaram o nacionalismo em suas literaturas?

A programação, os textos básicos, as videoaulas e o canal de contato para o envio de perguntas e sugestões foram concentrados no endereço https://www.brazilianculturalinstitute.fi/nacionalismo-literario. Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Barragem se rompe parcialmente no Rio Grande do Sul

🔊 Clique e ouça a notícia Rompimento ocorreu em Cotiporã, na Serra Gaúcha BRASÍLIA – Parte da barragem da usina de geração de energia 14 de Julho, na bacia do Rio Taquari-Antas, localizada