Cuidadores de idosos participam de oficina de qualificação em Ipatinga

Estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico do Leste de Minas Gerais (Unileste) realizaram na última semana, na Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), uma oficina gratuita para qualificar mais de 30 cuidadores para atuarem com idosos.

A capacitação abordou noções básicas de cuidados, higiene, aspectos nutricionais, mobilização e prevenção de acidentes e lesões. Segundo a coordenadora do curso, Virgínia Maria da Silva Gonçalves, o envelhecimento é um processo que afeta todos os indivíduos de forma lenta e gradativa, provocando alterações biológicas e socioambientais, tornando-os dependentes dos familiares e cuidadores.

Quando se leva em consideração esse fatores do envelhecimento, Virgínia destaca que o papel da enfermagem é ser um agente de transformação social na melhoria da qualidade de vida da comunidade. 

“É função do enfermeiro capacitar cuidadores, pois é a enfermagem que treina, educa, supervisiona e auxilia no processo saúde-doença do idoso, além de contribuir, significativamente, para a integração entre profissionais e usuários do sistema de saúde”, disse a coordenadora do curso de enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM