CREAS em Timóteo discute políticas públicas para fortalecer a proteção à pessoa idosa

Nesta quarta-feira (15) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde e propõe neste dia a reflexão sobre os cuidados com os idosos, como também o alerta para casos de abuso e maus-tratos físicos; violência por negligência ou abandono. 

Como forma de conscientizar a população sobre o assunto, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Timóteo (CREAS), durante uma transmissão ao vivo pela internet, nessa terça-feira (14), abordou o assunto com o objetivo sensibilizar e fortalecer a política pública de proteção à pessoa idosa.

Crédito: Reprodução/ Prefeitura de Timóteo

Segundo a coordenadora do CREAS, Magda Papalino, é importante a participação da sociedade na discussão sobre o tema e na formulação de propostas para combater as diferentes formas de violência contra o idoso.  

“O abuso financeiro é caracterizado pela exploração imprópria ou ilegal dos recursos financeiros do idoso, seja por meio de golpes ou de pessoas da família que se apropriam do dinheiro, cartões bancários e utilizam os valores para outras finalidades que não sejam a promoção do cuidado”, esclareceu a coordenadora. 

Magda ressaltou a importância de a família assumir a responsabilidade e os cuidados do idoso. “A negligência é a recusa ou omissão de cuidados e se manifesta tanto no seio familiar como em instituições que prestam acolhimento aos idosos”, explicou.

O CREAS atende crianças, adolescentes, idosos e mulheres em situação de violência ou violação de direitos. A oferta de serviços vai desde os casos de violência física, psicológica, sexual por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializados à Famílias e Indivíduos (PAEFI), que busca restaurar os vínculos e a função protetiva das famílias, ao atendimento de adolescentes no Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, até a abordagem da População em Situação de Rua. O atendimento é feito por equipe técnica multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais e advogado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social está localizado à rua Seis de Janeiro, nº 207, Centro Norte. Contatos podem ser feitos pelo telefone (31) 3849-6716. 

Informações: Prefeitura de Timóteo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Acidente na MG-108 deixa dois feridos em Manhumirim

🔊 Clique e ouça a notícia MANHUMIRIM – Um carro capotou na manhã deste sábado (27) na MG-108, próximo ao Córrego do Lessa, em Manhumirim. O acidente deixou dois homens