Covid 19: Setor de bares e restaurantes teme possível lockdown na cidade

Os rumores de um possível lockdown podem piorar ainda mais a crise no setor de bares e restaurantes em GV

Além da saúde, a segunda área mais impactada pela crise do coronavírus é a economia, que sofre com incertezas e instabilidades. Em Governador Valadares, a crise acertou em cheio o setor de bares e restaurantes. E um possível lockdown, que pode ser decretado ainda nesta quarta-feira (22), piora ainda mais a crise no setor. Representante dos proprietários de bares e restaurantes de Governador Valadares, Marcelo Schlaucher se posicionou sobre o assunto.

Conforme o decreto mais recente, do dia 15 de julho, bares e restaurantes poderão voltar a atender de segunda a sexta-feira os clientes presencialmente, entre 7h e 22 horas. Nos finais de semana, os estabelecimentos vão poder fazer somente o atendimento delivery, drive thru ou entrega de produtos no balcão. 

Vale lembrar que os finais de semana são considerados os melhores dias de faturamento dos bares.

O representante dos proprietários de bares e restaurantes de Governador Valadares, Marcelo Schlaucher, da Pizzaria Waldinelly, avalia o atual cenário no setor. “Realmente, a parte prejudicada somos nós. A população está colocando a culpa nos bares e restaurantes. A gente enxerga com certa preocupação essa situação. Decretos mais rígidos podem obrigar proprietários a fecharem os negócios, pois toda semana surge um decreto diferente. Alguns negócios caíram 50 a 90% no faturamento. Aqui, mesmo assim, tivemos que fazer demissões, entre garçons e barmans”, disse.

Com a ameaça de um lockdown na cidade, Schlaucher diz que nada pode ser confirmado ainda. “Quanto a esse possível lockdown em Valadares, não estamos sabendo de nada por enquanto. Nas últimas decisões das autoridades, o sindicato estava presente. Nesta penúltima reunião da Prefeitura não fomos chamados. Então, não sei como serão as próximas decisões”, comentou.

Delivery continua sendo alternativa

Seja quando for a reabertura, haverá novas regras para o funcionamento desses estabelecimentos. E, embora ainda não se conheçam os detalhes, eles incluirão redução da capacidade de pessoas nos bares, com distanciamento maior entre as mesas e proibição de música ao vivo. Nesse novo cenário, muitos bares já preveem que o delivery, ampliado durante a quarentena, pode ser a fonte de renda na retomada do faturamento. “Muitos bares não faziam esse serviço delivery. Os mais antigos, por exemplo, só se adaptaram agora”, lembra.

Até o fechamento e publicação desta matéria, a decisão em relação ao possível lockdown em Governador Valadares não havia saído. A decisão passa pelas mãos dos desembargadores do TJMG e está agendada para ser publicada ainda nesta quarta-feira (22).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM