Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais inaugura Pelotão em Capelinha

Nessa quarta-feira (15), ocorreu a inauguração de um Pelotão de Bombeiros Militar na cidade de Capelinha, na região do Alto do Jequitinhonha. O objetivo é ampliar a presença do  Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no Estado e alinhar metas para recuperar o protagonismo econômico.

O evento aconteceu na sede da fração e foi presidido pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva. Participaram também o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Igor Eto, representando o governador Romeu Zema; o deputado estadual Gustavo Valadares; o prefeito municipal Tadeu Filipe Fernandes; juiz, promotores, autoridades civis e militares do município, além de uma expressiva participação da sociedade de Capelinha.

Em discurso, o comandante-geral ressaltou o compromisso do CBMMG com o povo da cidade: “População de Capelinha, está selado o nosso compromisso de cumprir a missão mesmo com o sacrifício da própria vida. Quero ainda destacar minha honra em comandar essa corporação durante a gestão de um governo que tão bem tem feito ao estado de Minas Gerais, recuperando as contas e priorizando a segurança em todo o estado”.

O secretário de Estado de Governo destacou a importância da coesão e da afinidade do governo Zema e do Corpo de Bombeiros. Essa união tem proporcionado uma série de inaugurações de postos avançados e pelotões, necessários para a ampliação da capacidade da corporação e melhoria das condições de segurança para o povo mineiro.

Já o prefeito de Capelinha disse que, há mais de seis anos, sonhava com uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade: “Este momento ímpar foi muito esperado. Algo que sonhamos desde 2016, quando eu ainda era vereador, e hoje estamos tendo a oportunidade de realizar e oferecer mais qualidade no serviço público, não apenas para Capelinha, mas para toda a região”.

Estrutura e articulação

O 4º Pelotão em Capelinha fica subordinado diretamente à 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª Cia Ind BM), sediada em Diamantina, e contará com o efetivo de 28 bombeiros militares e quatro viaturas, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos atendimentos de ocorrências típicas de bombeiros.

A fração está apta a atender ocorrências de salvamento terrestre, em altura ou aquático, e combater a incêndio florestal ou urbano. O pelotão está à disposição também das cidades de Água Boa, Angelândia, Aricanduva, Carbonita, Chapada do Norte, Itamarandiba, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Minas Novas, São Sebastião do Maranhão, Turmalina e Veredinha, totalizando 13 cidades da região.

Investindo em proteção

O CBMMG cresce em todo o estado de Minas Gerais, expandindo o seu atendimento para mais municípios no Norte de Minas, região que tem recebido especial atenção do Governo, com diversos investimentos em infraestrutura e da iniciativa privada, sobretudo para a geração de energia alternativa. O CBMMG é pautado pela 4ª edição do Plano de Comando da corporação

Localizada em uma posição geográfica privilegiada entre serras, Capelinha tem um clima agradável o ano todo devido a sua altitude de 1.100 metros acima do nível do mar. É polo regional de eucalipto, café e artesanato e recebe grande circulação de público em função aos grandes eventos desse segmento.

A população é estimada em 38.321 mil habitantes, e o município de Capelinha é referência para os municípios adjacentes. A cidade é servida principalmente pelas rodovias MG-120, MG-214 e MG-308. Possui um aeroporto regional, com pista pavimentada e balizada com instrumentos, em uma extensão de 1.200 metros. Elementos essenciais que justificam a premente necessidade de contar com uma unidade do Corpo de Bombeiros, cuja competência será de elaborar, deliberar e gerir ações de proteção e defesa civil, promovendo mais segurança e autonomia para a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM