Conexão Aprendiz capacita jovens de 17 a 24 anos em Contagem

Parceria entre SESI, SENAI e CIEMG estimula a adesão empresarial a programa de responsabilidade social e inclusão produtiva para jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social

Teve início nessa segunda-feira (8) o Projeto Conexão Aprendiz, criado pela Responsabilidade Social – SESI, em parceria com o CIEMG e o SENAI. O projeto tem como objetivo capacitar jovens de 17 e 24 anos, a partir do apoio de indústrias e empresas do setor de serviços filiadas ao CIEMG.

Firmado em um Termo de Cooperação entre a FIEMG e a Prefeitura de Contagem, o projeto visa a atender ao item: “Formular, difundir e estimular a adesão empresarial a programa de responsabilidade social e inclusão produtiva para jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social”.

A projeção é que essa capacitação se dê a partir do acompanhamento psicossocial, da qualificação profissional, no empoderamento e do protagonismo dado a esses jovens, focando no desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais e nos seus projetos de vida.

O trabalho está sendo desenvolvido no SENAI Euvaldo Lodi, em parceria com as empresas Vallourec Soluções Tubulares do Brasil, no Curso de Aprendizagem Industrial em Manutenção de Sistemas, que tem 21 alunos; e a Belgo Bekaert Arames, no Curso de Aprendizagem Industrial em Manutenção Mecânica, do qual participam 20 alunos, com início programado para 5 de setembro. A previsão de término é para dezembro deste ano.

Essa parceria SESI/SENAI/CIEMG apresenta as linhas gerais para uma nova tecnologia social, abrangendo as áreas da “Educação” e do “Desenvolvimento da Juventude”. O SENAI tem como foco principal o desenvolvimento de habilidades e competências do jovem para o processo de inserção no mundo do trabalho. É parceiro na operacionalização do projeto.

Já o SESI, por meio dos saberes transversais, tem a missão de ajudar os participantes na organização do processo de planejamento do futuro. Sendo o idealizador do projeto. E CIEMG é o parceiro estratégico, na mobilização das indústrias de Contagem.

Transformação

A intenção é incentivar os jovens a se posicionarem na vida, em suas comunidades, na organização e nos grupos sociais. Eles serão, também, motivados a um processo essencial de transformação continuada na vida, desenvolvendo habilidades e competências para o processo de inserção no mundo do trabalho.

E, por fim, a última etapa, Projeto de Vida, vai auxiliá-los na organização do planejamento do futuro, identificando interesses, potenciais, habilidades, paixões, sonhos, estratégias e metas pessoais, para alcançar os próprios objetivos e a realização em todas as dimensões da vida – profissional, familiar e em sociedade.

A tecnologia social envolvida engloba indicadores que alicerçam a contribuição das empresas parceiras rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU, elencados como prioritários à organização e ao alinhamento com o programa institucional de “Jovem Aprendiz”.

Com informações da FIEMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM