Concertos de Inverno terão segundo recital neste sábado, na Casa do Médico

Érika Ribeiro é mestre em Musicologia e bacharel pela Universidade de São Paulo

A pianista Érika Ribeiro faz, hoje, o segundo recital de piano na série Concertos de Inverno, às 20h, no Auditório Dr. Hatem Homaidan, na Casa do Médico. A previsão é de que todos os ingressos estejam vendidos momentos antes do início do espetáculo, segundo a produção do evento. Érika Ribeiro chegou ontem do Rio de Janeiro e do aeroporto foi direto para o templo da Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares, para um longo ensaio. Apesar do cansaço da viagem, ela disse que estava feliz e motivada a fazer uma bela apresentação.

No recital deste sábado, Érika vai tocar composições de grandes mestres da música, como Heitor Villa-Lobos, Beethoven, Radamés Gnattali, Lea Freire e Chopin. A pianista iniciou seus estudos musicais com sua mãe, aos quatro anos de idade. Mestre em Musicologia e bacharel pela Universidade de São Paulo, fez especialização em piano por dois anos na Hochschule für Musik “Hanns Eisler”, em Berlim, Alemanha (2003-05), e aperfeiçoamento na Écoles d’Art de Fontainebleau, França (2008). Participou de cursos de férias nos Estados Unidos, Suíça e Alemanha. Atualmente, leciona na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio, onde, em 2014 assumiu a cátedra de Piano, Música de Câmera e Recital.

Vencedora de 10 concursos nacionais de piano – entre eles o III Concurso Nelson Freire – e premiada em mais de 20, Érika tem se apresentado como solista nas principais salas de concerto do país, como na Sala São Paulo, Sala Minas Gerais, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Pedro II, Cidade das Artes, Sala Cecília Meirelles, etc. Atuou à frente das orquestras: Filarmônica de Gaia (Portugal), Filarmônica de Kalisz (Polônia), Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, entre outras. Como camerista, gravou recentemente, em parceria com a violinista americana Francesca Anderegg, o disco “Images of Brazil”, lançado internacionalmente pelo selo Naxos Latin Music Series. Realiza com frequência parcerias ao lado de destacados maestros e músicos, como Emmanuele Baldini, Quinteto Villa-Lobos, Tatiana Parra, entre muitos outros.

OsConcertos de Inverno acontecem noauditório da Casa do Médico, avenida Dr. Raimundo Monteiro de Rezende, 41, Centro. Ingressos: meia-solidária R$ 40,00 na bilheteria. Meia promocional R$ 30,00, na Boutique Artifício. Rua Barão do Rio Branco, 168, Centro.