[the_ad id="288653"]

Como conquistar o corpo perfeito para o verão?

FOTO: Freepik

Muitos já começaram o Projeto Verão. Mas será que estão se preparando da forma correta? Conheça alguns perigos e a forma correta de perder peso

GOVERNADOR VALADARES – O verão é época de praia, piscina e viagens. Assim muitas pessoas aproveitam o momento para perder peso e ficar em forma. Os chamados “projetos verão”, caracterizados por dietas radicais e exercícios intensos para perder peso rapidamente, no entanto, nem sempre são saudáveis.

Segundo especialistas, a busca pelo corpo perfeito e em pouco tempo pode levar a uma série de complicações graves de saúde, como lesões, distúrbios, problemas cardíacos e até mesmo a morte. De acordo com o médico Claudio Henrique Magalhães, as complicações relacionadas a dietas restritivas e exercícios exagerados variam muito. Mas em grande parte dos casos, além de prejudicial, não cumpre a promessa de alcançar o objetivo rapidamente.

“Tais práticas, sobretudo combinadas, podem levar a lesões graves, distúrbios alimentares e impactar negativamente músculos e articulações, e até mesmo o sistema cardiovascular (coração) e o sistema renal (rins). Em alguns casos, pessoas podem evoluir com desidratação grave, podem apresentar problemas cardíacos como infarto. Ou até mesmo risco de parar em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo uso ou abuso de substâncias perigosas, como, por exemplo, substâncias muitas vezes conhecidas como anabolizantes.”

O médico destaca que o pior cenário é sempre aquele representado pelo desconhecimento ou escolha por uma via inadequada de tratamento e cuidados com a saúde pelo paciente e pela falta de supervisão de profissional médico, nutricionista e profissional de educação física. “Esse tipo de escolha imprudente, muitas vezes obtêm resultados ineficazes como o conhecido ‘efeito sanfona’. [Eles] podem gerar desequilíbrio grave na homeostasia (equilíbrio) do organismo, desidratação, lesões e em alguns casos internação hospitalar”, explica Claudio.

Dieta da forma correta

Júlia Alves, nutricionista e professora da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), alerta que a perda de peso saudável deve ser gradual e sustentada com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para isso, é importante adotar hábitos saudáveis de alimentação e atividade física, que devem ser mantidos em longo prazo. “Dietas não são eficazes só por terem como pilar a restrição alimentar e o baixo consumo de calorias”, afirma. “Podendo também afetar o controle da saciedade e fome. Ocorrendo o aumento do apetite e a diminuição do metabolismo”.

Ainda segundo a nutricionista, as famosas “dietas malucas”, sem um acompanhamento nutricional, podem causar diversos efeitos colaterais negativos. Tanto físicos quanto mentais. “Em fases de restrição alimentar sem acompanhamento nutricional pode-se ocorrer o efeito inverso. Ao contrário da perda de gordura, pode-se estar perdendo massa magra e líquidos, fadiga e fraqueza, problemas hormonais, problemas de pele e cabelo. Além disso, a saúde mental fica instável, podendo ter episódios de compulsão alimentar, ansiedade, depressão, baixa autoestima e irritabilidade”.

Exercícios intensos também podem ser prejudiciais

O profissional de Educação Física e personal trainer Edson Campos também alerta para os perigos dos exercícios intensos para emagrecer. Segundo ele, esse exagero pode levar a diversos problemas de saúde, como lesões musculares e articulares, fadiga extrema, comprometimento do sistema imunológico, desequilíbrios hormonais e até mesmo problemas cardíacos. “O treino pesado e intenso pode trazer algum resultado em curto prazo sim, porém, é imprescindível considerar alguns aspectos em longo prazo. Por nossa composição corporal ser em sua maioria líquida, perder peso num curto espaço de tempo numa proposta de alta intensidade e pesada pode implicar em apenas se desidratar de forma severa, o que não é algo desejável”, disse.

Segundo o personal trainer, a perda de peso saudável deve ser gradual e sustentada, com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para isso, é importante adotar hábitos saudáveis de alimentação e atividade física, que devem ser mantidos em longo prazo. Por isso, o melhor é praticar exercícios aeróbicos e de resistência, que darão ao corpo certo condicionamento físico e, consequentemente, a perda de pesos.

Planejamento

“O ideal é um planejamento que contemple exercícios aeróbicos, como corrida, caminhada, ciclismo e natação, e de resistência, que são aqueles exercícios com halteres, máquinas e peso corporal. Claro que escolher a atividade certa também faz a diferença, afinal, com uma atividade física que goste, existem mais chances de você dar continuidade”, explicou.

Já sobre as dietas, segundo Júlia Alves, evitar pular refeições, manter-se sempre hidratado, comer alimentos limpos e não industrializados, além de práticas regulares de atividade física, podem ser uma forma eficaz de perder peso. “Estabeleça metas realistas, beba muita água, pratique atividade física regularmente, durma o suficiente, evite pular refeições e, claro, consulte-se com um nutricionista. Busque com um profissional formas de adaptar sua realidade para ter não somente bons hábitos alimentares, mas o condicionamento físico desejado e uma vida mais saudável”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Fake news podem gerar morte, afirma Denise Alves

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – De uns tempos pra cá, alguns jornais têm atuado mais em desmentir informações do que em realmente informar coisas novas. Isso