GOVERNADOR VALADARES – Este ano, 62,1% dos empresários do setor varejista esperam ser impactados pelo período que abrange o Dia dos Namorados, 12 de junho, é o que aponta uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG). A mesma pesquisa revelou que 45% têm a expectativa de que as vendas sejam ainda melhores que do ano passado.
Em Governador Valadares, há comerciantes preparados e otimistas para a data. “O Dia dos Namorados é uma data especial para nós e esperamos que as vendas cresçam entre 10 e 15%. O movimento na loja é grande e estamos preparados para atender os clientes”, frisa Andrea Rodrigues, empresária.
Sócio-proprietário de uma loja no centro de Valadares, Pedro Andrade disse que a empresa usa algumas estratégias para atrair a clientela. “A gente sempre faz alguns sorteios e, neste ano, não é diferente. Vamos sortear um fim de semana em uma pousada, no Pico da Ibituruna, e lançar algumas promoções”.
Os presentes mais procurados, segundo os lojistas, são: roupas, calçados, carteiras, bolsas e outros acessórios.
O levantamento da Fecomércio-MG sustenta que os principais fatores que elevam a confiança dos empresários são o valor afetivo da data e o aquecimento do comércio. Ainda diz que o consumidor deve gastar até R$ 200 em compras.
“O ticket médio esperado para a data varia de R$ 100 a 200. Os empresários esperam também que os consumidores paguem as contas no cartão de crédito parcelado. Por mais que eles [consumidores] estejam endividados, sempre buscam uma forma de comprar um mimo para a pessoa amada”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio-MG.