Começa amanhã a Semana do Bebê em Santana do Paraíso

Programação segue paralela à Campanha do Outubro Rosa e a ações de prevenção contra ISTs, como a sífilis

Além das programações voltadas à saúde da mulher, em Santana do Paraíso o mês de outubro também chega para lembrar as mamães sobre os cuidados com o bebê.

Com o tema “Cuidar de quem cuida de você”, a Prefeitura do município dará início, a partir de amanhã, à Semana do Bebê. O período contará com ações para orientar gestantes e mães de crianças que tenham até dois anos. Haverá atividades em vários pontos do município, conforme programação abaixo.

“O objetivo da Semana do Bebê é contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil, melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 a 5 anos; diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce; e envolver a sociedade em ações de cuidados com a primeira infância”, informou a assessoria.

As secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação organizam a programação de forma coordenada.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação, além da semana dedicada à saúde de mães e bebês, haverá paralelamente a realização de exames preventivos e solicitações de mamografia. Também serão feitos testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis e HIV.

As ações da Saúde são realizadas pela equipe da Atenção Primária de Santana do Paraíso, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o Instituto InterCement e o Instituto Lumar. No Parque Caravelas, especificamente, haverá apoio da Associação de Bairro local.

A Semana do Bebê foi instituída pela Lei Municipal 763/2015. A campanha ocorre em junho, mas neste ano, em razão da pandemia da covid-19, teve de ser adiada. 

Teatro nas escolas

Além das ações na área da saúde, as unidades da Educação Infantil do município também contarão com atividades da Semana do Bebê. Haverá palestras e peças de teatro em todos os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). As encenações estarão alinhadas com a temática da Semana do Bebê, visando à proteção da primeira infância.

Na abertura oficial da Semana do Bebê, nesta sexta, haverá palestra ministrada pela presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Josélia Climene Moreira Duarte, às 9h30, no CRAS Território II, no bairro Industrial. No encerramento, dia 27, no mesmo horário, quem vai ministrar palestra é a pedagoga Ilma Ribeiro Almeida Feitosa (da rede municipal), no CRAS Território 1, no Centro.

Confira a programação da Semana do Bebê:

– 22/10 (sexta):

Local: CRAS Território 1 (Centro)

Horário: 8h30 às 11h

Unidades de Saúde: Centro, São José, Veraneio e Residencial Paraíso

– 23/10 (sábado):

Local: Praça do bairro Parque Caravelas

Horário: 15h às 18h

Unidade de Saúde: Parque Caravelas

– 24/10 (domingo):

Local: Quadra do bairro Ipaba do Paraíso

Horário: 8h30 às 11h30

Unidade de Saúde: Ipaba do Paraíso

– 25/10 (segunda):

Local 1: Unidade de Saúde do bairro Águas Claras

Horário: 8h30 às 11h30

Unidade de Saúde: Águas Claras

Local 2: Igreja Presbiteriana do Jardim Vitória

Horário: 13h às 16h

Unidade de Saúde: Jardim Vitória

26/10 (terça):

Local: Unidade de Saúde do Cidade Nova

Horário: 16h às 19h

Unidade de Saúde: Cidade Nova

– 27/10 (quarta):

Local 1: Unidade de Saúde do Industrial Vermelho

Horário: 8h30 às 11h30

Unidade de Saúde: Unidade de Saúde do Industrial Vermelho

Local 2: Unidade de Saúde do Azul

Horário: 13h às 16h

Unidade de Saúde: Unidade de Saúde do Industrial Azul

Você pode consultar as atualizações sobre a semana do bebê e demais programações do mês de outubro no site da Prefeitura de Santana do Paraíso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como