O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou na quinta-feira (25) a adoção de novas medidas restritivas durante o período de quarentena, para o enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19). Umas das medidas impacta diretamente outros estados, incluindo Minas Gerais. Ficará suspenso do dia 28 de março até o dia 4 de abril o transporte coletivo, interestadual e ferroviário, em todo o território capixaba.
Com isso, valadarenses que tinham viagens de ônibus ou de trem marcadas neste período para o Espírito Santo terão que remarcar a data da passagem ou cancelar.
De acordo com Casagrande, a medida emergencial é para conter o avanço da pandemia da covid-19. As praias também ficarão fechadas no ES, com novas restrições.
Viagens de ônibus
A Empresa Gontijo de Transportes afirmou, por meio de sua assessoria de comunicação, que vai atender o decreto governamental, e entre os dias 28 de março e 4 de abril vai suspender todas as viagens das linhas: Belo Horizonte a Conceição da Barra, Governador Valadares a Vitória e Governador Valadares a Guarapari. A empresa orienta os passageiros que compraram bilhetes para este período a remarcar a viagem ou pedir reembolso diretamente na empresa. O prazo para reembolso é de no máximo de 30 dias.
Até o momento, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI) não se manifestou a respeito do impacto do lockdown no ES nas demais linhas de transporte rodoviário em Minas Gerais.
Trem de passageiros
A Vale foi procurada pelo DRD e ficou de se manifestar sobre a paralisação do trem de passageiros entre Cariacica (ES) e Belo Horizonte, passando por Governador Valadares, mas até o fechamento da matéria não havia enviado sua posição.