Com estoque insuficiente, Hemocentro de Valadares pede doações de sangue

Vidas em risco e poucas condições de ajudar. Assim se encontra o Hemocentro Regional de Governador Valadares. De acordo com a Prefeitura, desde o começo da pandemia de covid-19, os estoques seguem insuficientes para atender à demanda dos hospitais da cidade.

“Desde o início da pandemia da covid-19 houve uma redução significativa no número de doações. Por isso, o setor de captação do Hospital Municipal (HM) convoca todos para que doem. E, se possível, direcionar a doação ao HM, pois, diante da grande demanda de atendimentos, necessita de muitas bolsas.

O sangue é um material nobre e necessário para salvar vidas e, a cada doação, quatro pessoas podem se beneficiar. Assim, a mobilização para a doação deste bem tão precioso se faz necessária, pois o Hemocentro de Valadares é responsável por atender, além do consumo local, outros 35 municípios da região também”, informou a assessoria de comunicação nessa sexta-feira (1º).

Como doar?

Os interessados em doar podem comparecer a uma das unidades ou agendar sua doação. Os agendamentos são feitos pelo site hemominas.mg.gov.br e pelo aplicativo MGapp. Para ser um doador, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ter e estar em boa saúde;
  • Não ter tido hepatite após 11 anos de idade;
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Ter idade entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização, com cópia do documento de identidade do responsável. Pessoas a partir de 61 anos poderão doar se tiverem realizado pelo menos 1 doação até 60 anos.
  • Dormir bem na noite anterior à doação;
  • Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

Observações importantes

Além de obedecer aos critérios descritos anteriormente, os doadores precisam se atentar a estas situações:

  • Se teve covid-19 ou gripe, deve aguardar 10 dias após a melhora.
  • Em caso de contato próximo com pessoas que tiveram covid-19, aguardar 7 dias após o último contato;
  • Quem tomou a vacina contra a gripe ou CoronaVac deve aguardar 48h;
  • Quem tomou a vacina AstraZeneca/Pfizer/Janssen deve aguardar 7 dias;
  • Quem tomou vacinas contra febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias.

Demais recomendações ou restrições acerca da doação de sangue podem ser consultadas no site do Hemominas.

Em Governador Valadares, uma das unidades para doação está localizada na rua Barão do Rio Branco, n° 707, Centro. Os telefones são: (33) 3212-5852, (33) 3212-5813, (33) 3212-5814, (33) 3212-5800. As coletas acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.

“Doar sangue é um ato de solidariedade e que pode salvar muitas vidas. É reafirmar o compromisso de cada um com a vida do próximo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM